CONHEÇA NOSSA LOJA!

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), responsável pela coordenação nacional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), após receber várias sugestões e ter feito consultas a instituições e entidades parceiras na organização deste evento, anuncia a data e o tema principal da SNCT em 2010. O evento ocorrerá entre 18 e 24 de outubro de 2010. O tema principal será ‘Ciência para o Desenvolvimento Sustentável’.

Além de promover atividades das mais diversas de divulgação científica, será estimulado durante a SNCT 2010 a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade com sustentabilidade, sempre de forma conjugada com a melhoria das condições sócio-econômicas de sua população.

Além da importância do tema, outras razões justificam a escolha. A 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada entre os dias 26 a 28 de maio de 2010, tem como objetivo contribuir para o estabelecimento de uma ‘Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vista ao Desenvolvimento Sustentável’. Com isto, a SNCT 2010 possibilitará, com suas ações de popularização da ciência, a criação de uma interface importante da Conferência e de seus resultados com a sociedade brasileira.

O Ministro da Ciência e Tecnologia Sergio Rezende fez o convite. “Convidamos as instituições de pesquisa e ensino, universidades, Ifets, escolas de todos os níveis, secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação, fundações de apoio a pesquisa, órgãos governamentais, espaços científico-culturais, entidades científicas e tecnológicas e da sociedade civil, ONGs, empresas, cientistas, professores, pesquisadores, técnicos, estudantes, comunicadores da ciência e todos os interessados a colocarem a data da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010 em suas agendas e a iniciarem o processo de sua preparação.”

Sergipe

Em 2009 a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Sergipe atraiu um público de aproximadamente 12,1 mil pessoas. O Governo do Estado através da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) e a Embrapa Tabuleiros Costeiros, responsáveis pela organização do evento, levaram juntamente com os demais parceiros 486 atividades para 10 municípios sergipanos. Os números representam um record desde sua primeira edição no Estado em 2004.

Com a temática Ciência no Brasil, a SNCT 2009 tinha o objetivo de fazer com que a população brasileira conhecesse a importância e discutisse a ciência e a tecnologia no país. Uma pesquisa feita em 2006 e 2007 pelo MCT apontou que 85% dos brasileiros não conhecem cientistas e instituições de pesquisa importantes no Brasil.

Para o diretor-presidente da Fapitec, Ricardo de Santana, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mostra o interesse dos Governos Federal e Estadual em popularizar o conhecimento científico. “Na medida em que o Governo busca mobilizar crianças e jovens em torno das temáticas ligadas à ciência, visando despertar interesse e mostrar sua presença no cotidiano, está contribuindo para a difusão do conhecimento e também para o futuro da ciência no país”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados