[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dando continuidade às comemorações ao Dia Mundial do Turismo, foi realizada na noite desta quinta-feira, 27, a mesa redonda para debate dos temas ligados ao turismo e energias sustentáveis, uma realização da Secretaria do Estado de Turismo (Setur) e Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur).

As energias sustentáveis criam um impacto bem menor quando relacionadas a poluição da natureza e as inovações para o uso desse tipo de energia que já estão sendo utilizadas em todo o mundo, pensando nisso, a Setur e Emsetur estão adotando práticas ambientais para serem utilizadas também em suas ações, a exemplo da utilização de banners digitais em substituição aos antigos usados na promoção de palestras e o uso cada vez maior de mídias eletrônicas.
De acordo com dados do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), a capital de Sergipe, Aracaju, traz dois hotéis que se destacam na sustentabilidade, apresentando aquecimento de água com coletores solar, coleta, tratamento e reuso de água servida e projeto para captação e uso de água da chuva, são eles os hotéis Aruanã e Hotel Pousada do Sol.

Para o secretário do Estado de Turismo em exercício, José Roberto de Lima, a discussão de uso de energias renováveis permeia todos os setores da economia e está também muito ligada a atividade turística. “A atividade turística usa intensamente a energia e a natureza, tendo também que fazer parte dessa discussão e suas formas de uso irão se tornar um padrão para a hotelaria, então é muito importante que os alunos presentes aqui hoje e que irão trabalhar com o turismo no futuro, internalizem desde já essa tendência mundial.”

De acordo com o professor do Instituto Federal de Sergipe, Lício Valério Vieira o turismo é uma atividade que induz a novos comportamentos o que inclui a relação do visitante com a natureza. “O turismo utiliza de recursos naturais e do patrimônio cultural e cada vez mais é pressionado para buscar alternativas e o turismo ao usar dessas energias vai influenciar na mudança do comportamento do turista, do próprio visitante.”

“As energias renováveis estão em evidência na medida em que contribuem para diminuir o impacto do aquecimento global e o turismo está de parabéns por liderar essa iniciativa que vai servir de modelo e referencial para outras áreas da atividade econômica”, disse Francisco Pedro de Jesus, do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec).
O aluno da Faculdade de Sergipe (Fase), Matheus Santos, participou do debate e das palestras e afirmou ser importante discutir temas como este. “O turismo pode contribuir se utilizado de maneira pensada, podendo até transformar uma cidade quando utilizado de forma sustentável e por isso existe a importância da discussão desses temas expostos aqui na palestra”.

A professora da Faculdade de Sergipe (Fase), Gabriela Nicolau, destacou a importância da participação dos alunos nas palestras e na organização do evento na faculdade, bem como o aprendizado que eles estão tendo ao lidar com temas como turismo e energias sustentáveis. “Os alunos além de estarem participando da palestra, ajudaram na organização do evento aqui na faculdade, além disso, esses dados informados na palestra são importantes para eles usarem nos trabalhos científicos que irão elaborar daqui a pouco tempo e principalmente para que eles se tornem desde agora cidadãos conscientes de que com atitudes simples podemos contribuir para o desenvolvimento sustentável do nosso país”.

Premiação

Foram sorteados 14 alunos participantes da mesa redonda para realizar um passeio ao Cânion do Xingó, localizado no município de Canindé do São Francisco em Sergipe, a visita será realizada no dia 18 de outubro e inclui translado. Os seis primeiros colocados do Festival Mesa de Buteco também receberão o passeio, oferecido pela Aliança Tur e MfTur.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.