CONHEÇA NOSSA LOJA!
Marcelo Déda é homenageado durante Conferência Ethos 360°

Reconhecer os esforços de brasileiros que tiveram uma importante participação nos avanços sociais de seu estado e que contribuíram efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Esse foi o intuito da homenagem realizada na noite desta terça-feira, 22, durante a Conferência Ethos 360°, realizada nos dias 22 e 23, no Golden Hall do WTC, em São Paulo.

A homenagem ocorreu durante a exposição “Dos ODM para os ODS: Resultados e Desafios”, que apresentou as áreas em que o Brasil avançou no cumprimento das metas do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O ex-governador Marcelo Déda foi indicado por seu trabalho à frente do Projeto de reurbanização da Coroa do Meio, em Aracaju. A iniciativa, reconhecida na primeira Edição do Prêmio ODM, em 2005, previu a substituição de palafitas por casas de alvenaria, recuperação do mangue e realização de programas de geração de emprego e renda para a comunidade da região.

Na ocasião da premiação, em dezembro de 2005, o ex-governador afirmou: “O maior capital do projeto Coroa do Meio não foi o dinheiro investido, mas a coragem que a administração teve que ter para enfrentar o que ninguém queria: as dificuldades de ordem técnica, os desafios de ordem social e os objetivos concretos de melhoria da qualidade de vida”.

A presidente do Instituto Marcelo Déda, e ex-primeira dama de Sergipe, Eliane Aquino recebeu a homenagem in memorian. Ela foi acompanhada da presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Lúcia Falcon, que foi secretária de Planejamento de Aracaju na gestão de Marcelo Déda. “Fiz questão de contar com a presença de Lúcia Falcon neste momento em reconhecimento ao trabalho que ela realizou e também para, em seu nome, homenagear a todos os servidores da Secretaria Municipal de Planejamento. Eles acreditaram no sonho de Marcelo Déda em acabar com as moradias subumanas das palafitas. E foi um trabalho árduo e muito competente daquela gestão. Este prêmio me orgulha muito. É dele e do povo sergipano, que ainda sonha e acredita”, disse Eliane Aquino.

Ela aproveitou ainda para agradecer o empenho de todos que compõem o Núcleo estadual do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, que indicou o nome de Marcelo Déda para o recebimento da homenagem. Esta, inclusive, é a primeira vez que os membros do Prêmio ODM realizam uma homenagem póstuma.

“A escolha de Marcelo Déda amparou-se no reconhecimento de sua firme e obstinada busca em promover os ODM em Sergipe desde o primeiro momento do estabelecimento dos objetivos e cuja concretude se constata na fantástica sócio-transformação implantada no Projeto da Coroa do Meio”, explicou a secretária executiva do Núcleo Estadual, Eliana Corso.

Sobre a Conferência – A Conferência Ethos 360° reúne 150 grandes especialistas e líderes em 2 dias de intensa programação para apresentar, estimular e desenvolver visões, rumos e estratégias de sustentabilidade e negócios sustentáveis em realidades complexas. A 17 ª edição da Conferência conta com cerca de 1200 participantes.

Eliane Aquino e Lúcia Falcon ao lado do Ex Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência do  Brasil, Gilberto Carvalho.

Eliane Aquino e Lúcia Falcon ao lado do Ex Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência do Brasil, Gilberto Carvalho.

Coroa do Meio antes do projeto de revitalização...

Coroa do Meio antes do projeto de revitalização…

... e após a execução do projeto.

… e após a execução do projeto.

 

Comentários desabilitados