CONHEÇA NOSSA LOJA!
Mais de 550 estudantes da rede estadual receberam certificados da Microsoft

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) entregou na manhã desta segunda-feira, 31, o certificado aos estudantes que concluíram o curso Aluno Monitor. O evento foi realizado no auditório do Banese, e foram contemplados 570 estudantes, dos quais 206 são da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) e 364, da DRE 8, que compreende os municípios da grande Aracaju. O curso foi promovido através de uma parceria entre a Seed e a Microsoft. O objetivo é habilitar os alunos para atuarem como multiplicadores no uso das novas tecnologias e inclusão digital nas escolas da rede estadual de ensino.

De acordo com o diretor do Departamento de Tecnologia de Ensino (DTE), Galvani Alves Mota, desde o início do programa já foram formados 2.427 alunos. O diretor parabenizou os alunos e falou sobre as dificuldades superadas. “Uma formação a distância nunca é fácil; há muitas dificuldades. Mas os jovens são bastante envolvidos com a tecnologia. Essa é uma vitória de muitas que estão por vir”, disse. Ele ressaltou também que o curso visa promover a inclusão digital, levando os alunos para uma nova realidade.

O evento também foi prestigiado pela diretora da DEA, professora Nádia Cardoso, que falou sobre a importância do programa. “Esperamos que esse seja um grande estímulo para que os alunos cresçam cada vez mais nessa área, que é muito extensa e abrange diversas profissões”, afirmou.

Mercado de trabalho

Diversos alunos que estiveram presentes à entrega do certificado enalteceram o programa e destacaram como principal benefício a entrada no mercado de trabalho. “Tive essa grande oportunidade de me formar nessa área e quero muito trabalhar com informática. Quem sabe até mesmo na Microsoft”, disse Allefy Max Cardoso Meneses, que estuda no Colégio Estadual Professor Gonçalo Rollemberg Leite.

Foi o caso também da aluna Francyelle Menezes de Jesus, que lembrou da importância do primeiro emprego. “Esse programa vai nos ajudar muito no mercado de trabalho para conquistar o primeiro emprego, pois é um curso realizado por uma grande empresa, que é a Microsoft”, disse.

A opinião foi compartilhada pelo aluno Janilton dos Santos Neto, que também estuda no Gonçalo Rollemberg Leite. “O curso foi muito bom e nos preparou melhor para o mercado de trabalho. Além disso, ajuda no desenvolvimento da tecnologia”, disse.
Já o estudante Arisson Santos do Carmo, do Colégio Estadual Felisbelo Freire, ressaltou que o programa deu oportunidade a muitos alunos. “Aprendi muito através do curso. Foi muito importante, pois muitos alunos que não tinham condições de pagar um curso de informática tiveram essa oportunidade”, disse.

Novas propostas

Ainda durante a solenidade de entrega dos certificados, a coordenadora do programa, Simone Reis, fez uma apresentação sobre o curso, que tem como objetivos promover a formação em conceitos básicos de informática e qualificar os alunos para o mercado de trabalho. Além disso, ela adiantou que há duas novas propostas em andamento. A primeira é a seleção de 300 alunos, dos que concluíram o programa, para cursos de Website, Simulador de robôs e curso de Games.

A outra proposta é a criação do curso Aluno Monitor, nos mesmos moldes do que já existe, mas com a possibilidade de o tutor convidar um professor para que também possa passar pela capacitação. Uma das tutoras do programa, a professora Suely Maria Magalhães Moura Rodrigues, destacou a importância do curso para os alunos. “Não podemos esquecer que o curso é certificado pela Microsoft, que tem um peso muito grande. E o conhecimento que os alunos adquiriram em diversas áreas da informática, como noções de redes, entre outras, foi de fundamental importância”, disse. Ela ressaltou que mesmo com as dificuldades enfrentadas ao longo do curso, todos os alunos o concluíram.

Curso Aluno Monitor

O programa Aluno Monitor, fruto da parceria entre a Seed e a Microsoft, surgiu como um meio de criar perspectivas para o futuro dos alunos e para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores participantes. O curso teve uma carga horária de 140h e abordou em seu conteúdo programático: Formação de alunos monitores em conceitos de tecnologia; Gerenciamento do laboratório de informática; Uso pedagógico das tecnologias, e Metodologia para a multiplicação do Programa na rede pública de ensino. Vários alunos de outros municípios já receberam o certificado, cujo cronograma de entrega termina no dia 4 de junho, em Japaratuba.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados