[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Desde o dia 20, centenas de turistas e aracajuanos estão tendo a oportunidade de ver o trabalho de Pierre Verger, considerado por diversas entidades, organismos e críticos de arte como um dos 10 fotógrafos mais importantes do século XX. A exposição “O Olhar Viajante de Pierre Fatumbi Verger” ocupa uma instalação de mais de 450m² localizada no Museu do Homem Sergipano, na rua Estância, 254, que exibe importantes relatos fotográficos, objetos pessoais e obras publicadas pelo pesquisador.

Na primeira parte da exposição, localizada no pavimento superior do museu os visitantes são convidados a fazerem uma viagem no tempo e têm uma instalação com diversas fotos que reconstituem a trajetória deste estudioso pelo tempo. Desde seu nascimento em Paris até o ano de sua morte, em 1996, os visitantes podem viajar por uma linha do tempo composta por fotografias, nomes de locais por onde Verger viajou e observar os passaportes com carimbos de diversas nacionalidades. As pessoas são convidadas por meio das fotografias e objetos pessoais a conhecerem um pouco da intimidade do francês que ficou apaixonado pelo Brasil.

A câmera fotográfica Rolleiflex, usada para construir todo acervo fotográfico da vida de Pierre Veger pode ser vista. O encontro de Pierre Verger com a religiosidade afro brasileira e africana também é contado nesta parte da exposição. Nela, diversos utensílios e fotografias que o ligam ao tema estão expostos. Além disso, por meio de uma sala de leitura, estão disponíveis 37 livros para que o público conheça melhor a vida e a obra do pesquisador. “Nunca vi em Aracaju nada parecido com esta exposição. Estou maravilhado com a riqueza que foi a vida de Pierre Verger e como ele foi sensível ao se apaixonar pelo povo brasileiro e mais maravilhado com o presente de fim de ano que nossa cidade recebeu” disse o estudante Carlos Eduardo.

A instalação denominada “Caras do Mundo” é uma espécie de segunda parte da exposição, foi construída em um salão em que podem ser vistas centenas de fotos realizadas por Verger ao redor do mundo. Em um ambiente especialmente construído, rostos das mais representativas nacionalidades e culturas encantam o visitante que é conduzido por meio de uma luminosidade, especialmente montada para exposição, a reconhecer a diversidade de etnias e faces existentes na humanidade. A turista pernambucana Karina Alshuker adorou esta parte da exposição. “Estou encantada com esta parte da exposição e não dá vontade de sair daqui. Cheguei ontem à cidade e assim que soube que a exposição estava aqui quis ver, principalmente por já ter ouvido falar desta parte em que as luzes nos conduziam através das fotos” disse Karina.

Neste mesmo local, o visitante pode saber um pouco mais sobre a vida de Pierre Verger assistindo a um vídeo que conta um pouco sobre sua história pessoal. O documentário se chama “Mensageiro entre Dois Mundos”, dirigido por Lula Buarque de Holanda e narrado pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil. O vídeo narra a vida do fotógrafo e conta com alguns trechos da entrevista que Pierre Verger cedeu a Gilberto Gil um dia antes de sua morte.

Para apresentar a comunidade aracajuana este importante trabalho de pesquisa cultural, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju) e em parceria com a Universidade Federal fizeram enorme empenho para adaptar o espaço do Museu do Homem sergipano para abrigar a exposição. O evento já percorreu 6 capitais brasileiras e é patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil, Petrobras e Correios. “Nós já estávamos trabalhando esta mostra em vários estados do Brasil. A Prefeitura de Aracaju nos procurou e tem nos recebido muito bem. Foi o casamento perfeito. Esta será uma boa oportunidade para os aracajuanos conhecerem este grande fotógrafo conhecido mundialmente”, comentou Déa Muniz, uma das organizadoras da exposição.

A exposição ficará à disposição do público até o dia 18 de janeiro de 2004. A visitação pode ser feita de segunda a sábado, de 13h às 20h30, e aos domingos, de 13h às 18h.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.