[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma obra vital para o desenvolvimento e a qualidade de vida da população. Esta pode ser a definição utilizada para descrever a importância da obra que acaba de ser autorizada pelo governador em exercício, Jackson Barreto, que vai regularizar a oferta de água e beneficiar cerca de 25 mil pessoas na região de Aquidabã, a 92 km da capital. Foi assinada a Ordem de Serviço autorizando a ampliação da Adutora Sertaneja entre o Povoado Mata e a sede do município. A obra está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC– Prevenção Seca), num investimento total de R$ 13 milhões.

O PAC Prevenção Seca contempla ainda em Sergipe as ampliações da adutora do Alto Sertão e do sistema de abastecimento de água dos municípios de Umbaúba, Tomar do Geru e Itabaianinha. A obra autorizada neste ato prevê a ampliação da adutora com extensão de 21,43 km, em tubo de ferro fundido com diâmetro de 250 mm. A adução se dá no Povoado Mata, em Itabi.

Além da sede do município de Aquidabã, também serão beneficiados os povoados Oiteiro Alto, Frutuoso, Mamoeiro, Coité, Santa Teresinha, Caraíbas, Papel dos Dias, Pau Alto e Pedras, totalizando cerca de 25 mil pessoas beneficiadas.

“Hoje é um dia onde o Governo do Estado cumpre um compromisso assumido e realiza o sonho do povo. Água é vida, cidadania e dignidade. Este era um sonho também do governador Marcelo Déda que hoje se concretiza, solucionando os históricos problemas de abastecimento de Aquidabã”, destacou Jackson.

Jackson Barreto também contextualizou um fato ocorrido no dia de ontem, segunda, 30, e que demonstrou a importância da obra ora autorizada. “Ontem faltou água em Aquidabã. Sabendo disso, o presidente da Deso, Sérgio Ferrari, ponderou que algumas pessoas poderiam aproveitar essa solenidade para fazer um protesto, reclamando do governo. Eu disse a ele que nós viríamos hoje para apresentar uma solução definitiva para um problema que existe desde a fundação do município. Em todos esses anos, só o governo Marcelo Déda foi que realizou esta obra que será definitiva para o abastecimento da cidade”, relatou o governador em exercício.

O PAC – Prevenção Seca destina R$ 156.696.332,00 para ampliação da oferta de água em Sergipe. As intervenções estruturantes de combate aos efeitos da seca foram apresentadas pelo Governo do Estado ao Governo Federal. O processo de implantação da Adutora teve início em 15 de maio deste ano, quando foi assinada Ordem de Serviço dando início ao processo licitatório.

Já o diretor-presidente da Deso, Sérgio Ferrari, destacou a sua satisfação em presenciar a concretização de uma obra que representa mais que somente o abastecimento de água para a cidade. “Nós estamos trazendo mais que somente uma obra, dignidade, melhores condições de vida e, certamente, melhores condições de saúde para a população. Esta é uma obra de importância fundamental dentro da política implementada pelo Governo Federal em estruturar os municípios no combate à seca. Nesse contexto, o governador Marcelo Déda sempre buscou que não bastavam apenas obras emergenciais, precisávamos de obras estruturantes. E é isto que estamos implementando aqui”, registrou.

Realização

Já o prefeito de Aquidabã, José Carlos dos Santos afirmou que esta obra concretiza um antigo sonho dos moradores e consolida a marca de um governo divisor de águas na história do município. “Esta é mais uma promessa do governador Marcelo Déda e de Jackson Barreto que está sendo cumprida. Dentro da lista de obras que pedimos ao governador, incluindo a nova delegacia, a reforma da rodoviária, a rodovia ligando a sede do município à BR-101 e a pavimentação asfáltica em 20 mil metros de rua na sede do município, esta que está sendo autorizada hoje é a mais importante e histórica. Este é mais um testemunho do trabalho de um governo que está praticamente reconstruindo Sergipe. Aquidabã será eternamente grata a Marcelo Déda e Jackson Barreto”, sentenciou.

Prestigiaram o ato os secretários de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Genival Nunes, o secretário de Estado da Agricultura e do Planejamento, José Macêdo Sobral, o subsecretário de Articulação com os Municípios, Jorge Araújo, além do vice-prefeito do município, Cleto Maia, do representante da empreiteira responsável pela obra, a Sercol, Luís Eduardo Maciel, dentre outras autoridades, secretários de Estado, secretários municipais, vereadores e a população do município.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.