CONHEÇA NOSSA LOJA!
ITPS realiza medição da Árvore de Natal da Energisa

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

No último dia 22 de dezembro, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e da Tecnologia e do Turismo (Sedetec), realizou a medição da Árvore de Luz montada pela Energisa. O órgão, delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) repetiu a tarefa realizada em 2009, quando a árvore recebeu do Guinness Book, pela 2ª vez, o título de maior árvore de Natal do mundo.

A operação de medição foi realizada pela agente fiscal Abigail Vieira, que recebeu o auxílio de funcionários da Gerência de Metrologia do órgão, além de técnicos da Energisa. “A medição foi realizada com o auxílio de um teodolito a laser, equipamento utilizado para medir ângulos verticais e horizontais”, explica o gerente executivo de Metrologia e Qualidade do ITPS, Miguel Ângelo Seixas.

Árvore

A Árvore de Luz, que este ano foi montada pela 22ª vez, tem 130,45 metros de altura, o equivalente a um prédio de 47 andares. Toda a estrutura é composta por 2.630 lâmpadas strobes, que dão o efeito pisca-pisca, e 19.610 incandescentes.

Com a energia utilizada pela árvore seria possível iluminar uma cidade do porte de Muribeca, mas a Energisa tranquiliza a população e assegura que isso não chega a interferir no fornecimento de energia na capital. Segundo a empresa, a rede é preparada para fornecer a energia da árvore de forma independente. São cerca de 1 km de fios de alta tensão e transformadores próprios, levando a eletricidade diretamente até o local, de forma a não afetar o abastecimento de energia na cidade.
Metrologia

Através de um convênio firmado com o Governo do Estado, o ITPS é o órgão responsável por fazer medições em Sergipe. Entre as atividades realizadas, estão a verificação de taxímetros; bombas de combustíveis; balanças comerciais, industriais e médicas; hidrômetros; medidores de pressão arterial; e medidores de velocidade.

Além disso, o órgão fiscaliza produtos pré-medidos em laboratório específico, onde é feita a verificação da massa, volume, comprimento e números de unidades dos produtos embalados na fábrica, no ponto de venda ou que tenham padronização estabelecida através de perícia metrológica. Os produtos periciados são coletados por fiscais do ITPS e selecionados através do pré-exame no local de sua comercialização ou fabricação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados