[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

As populares ‘espumas de carnaval’, na forma de aerosol ou spray, são muito utilizadas por crianças e foliões. Entretanto, esses produtos podem apresentar riscos à saúde se não cumprirem requisitos que garantam o uso seguro. Atento à questão, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Inmetro no Estado, realizou a ‘Operação Carnaval’, entre os dias 21 e 25 de janeiro. Os produtos fiscalizados pelo instituto foram as espumas em aerosol ou spray, além de preservativos masculinos.

De acordo com Cláudia Xavier, diretora-técnica do ITPS, foram retiradas de circulação 300 espumas de diversos fabricantes do Estado. "Não há regulamentação técnica do Inmetro para as espumas de carnaval, mas muitos produtos estão sendo comercializados com o uso indevido do selo Inmetro. Por isso, recebemos a orientação de recolher esses produtos e autuar os fabricantes", explicou.

Segundo Cláudia, a medida segue a portaria do Inmetro nº 73 de 29 de março de 2006, que regulamenta o uso indevido da marca de qualidade. "Segundo a portaria, somos obrigados a recolher todos os produtos que não foram testados pelo Inmetro, mas que, mesmo assim, são comercializados com o selo do Instituto. A população acaba comprando, baseada numa segurança que não existe", enfatizou.

Quanto à circulação do produto no carnaval, Cláudia disse que as espumas poderão ser vendidas no Estado, desde que a marca do Inmetro não esteja sendo usada para enganar o consumidor. "Deve ficar claro que o produto não é certificado pelo Instituto", afirmou a diretora-técnica do ITPS.

Preservativos

Além das espumas de carnaval, a fiscalização envolveu também os preservativos masculinos. Foram analisadas 22.283 camisinhas, com aprovação total da qualidade. "Há dois anos, quase não temos problemas com a fiscalização de preservativos. Ultimamente, os fabricantes têm obedecido às regras de qualidade", disse Cláudia Xavier.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.