[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Termina hoje, dia 30, a primeira etapa do curso de formação de guardiões comunitários da Segurança Pública, direcionado aos integrantes da Guarda Municipal de Aracaju. O curso de Comunitarização é realizado por meio de um convênio entre a Prefeitura de Aracaju e a Polícia Militar e teve início na segunda-feira, dia 26. As aulas práticas e teóricas estão sendo realizadas na Academia de Polícia Civil.
Ontem à tarde, os guardiões receberam instruções do major Antônio Sávio sobre a maneira correta de como lidar com a comunidade. Hoje, os participantes serão instruídos ainda pelo major Antônio Sávio e pelo tenente Luis Cláudio. Questões sociais e orientações sobre segurança e cidadania também estão sendo ensinados durante o curso.
Diante de uma platéia atenta, formada por 25 guardiões municipais, o major Antônio Sávio ressaltou a importância do diálogo e desenvolvimento de ações pró-ativas no trato, principalmente com adolescentes que praticam pequenos delitos.
Segundo ele, ao invés de punir o adolescente, cabe ao guardião incentivá-lo à prática de uma atividade lúdica, como esporte e arte. “A polícia comunitária deve trabalhar para combater a ociosidade dos jovens”, disse o major. “A guarda municipal está sendo instruída para prestar serviços à comunidade”, complementa.
Para o capitão PM Henrique Rocha, comandante da Guarda, a importância do curso vai além da qualificação profissional. “É uma forma de reforçar a presença do agente de segurança num perfil de cidadania, aproximando-o da comunidade também através da orientação”, frisou.
O guardião José Apolônio se sente realizado em fazer parte do corpo da guarda municipal. “Faço do meu trabalho um exercício da cidadania. A população de Aracaju só tem a ganhar com o nosso aperfeiçoamento”, disse. “Hoje somos alunos, amanhã seremos instrutores para os colegas novatos”, complementa.
Os guardiões municipais, desde segunda-feira, estão sendo instruídos também pelo capitão Lúcio e capitão Pereira.

RECICLAGEM DA GUARDA
A prefeitura de Aracaju vem se preocupando em qualificar a guarda municipal. O primeiro curso de Comunitarização da Segurança Pública foi realizado em julho. No início de agosto, os guardiões participaram do primeiro curso sobre “Direitos Humanos e Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente”. E, fechando o mês, eles participam do curso de Formação de Guardiões Comunitários.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.