[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta quinta-feira, 27, o Governo de Sergipe, com recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais (Pronat) fez a entrega de kits de inseminação bovina para agricultores familiares. Durante a solenidade, realizada no Pátio da Empresa de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe (Pronese), os agricultores beneficiados foram representados pelos dirigentes do Centro Comunitário de Formação em Agropecuária Dom José Brandão de Castro (Cefac) e do Instituto e Centro de Formação e Assessoria Técnica na Agricultura Familiar de Sergipe (Icefase).

Orçados em R$ 10.240,00, os equipamentos foram adquiridos com recursos do Pronat, fruto da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, tendo como executora a Pronese.

O Secretário de Estado da Agricultura, José Macedo Sobral, disse que desde 2007 o governo apoia sistematicamente os Territórios da Cidadania do estado. A Seagri, por meio da Pronese, assumiu a execução do Programa.

Para o presidente da Pronese, Manoel Hora, os kits de inseminação artificial objetivam  melhoramento genético do plantel do rebanho bovino no Estado. “Essas entidades como o Cefac e o Icefase que receberam os equipamentos irão fortalecer a ação da Agricultura Familiar. Estamos introduzindo esta tecnologia para que os pecuaristas e agricultores, que dispõem dessa atividade econômica, possam obter animais de qualidade superiores e consequentemente, tanto na pecuária de corte como na leiteira, alcançar melhores resultados”, concluiu Manoel Hora.

Depoimentos

“Vale observar que as ações de desenvolvimento rural e social no estado se consolidam a cada dia, através da Pronese, que foi criada com a finalidade de atender aos pleitos das entidades a partir de uma gestão participativa, com a execução de projetos e com fins de solucionar os pleitos das comunidades”, disse o secretário.

Para Cícero José de Carvalho, representante e coordenador de Finanças do Cefac, no município de Nossa Senhora da Glória, esses equipamentos de inseminação são importantes, pois sem eles, os pequenos agricultores assentados da Reforma Agrária não teriam oportunidade de fazer o melhoramento genético do rebanho bovino.

O representante do Icefase, professor e diretor-presidente do instituto, Lualdy José Damasceno Xavier, disse que “vamos disponibilizar os kits para os agricultores das comunidades rurais que trabalham com a pecuária, como também para as comunidades assistidas que serão monitoradas pelos técnicos do próprio instituto”, revelou o representante.

“Os equipamento servirão também para o treinamento teórico dos alunos do Icefase, que depois vão a campo desenvolver a prática de inseminação. A entrega gratuita dos equipamentos de inseminação por parte do governo está aprimorando cada vez mais a parceria entre as instituições, a exemplo do Icefase e a Pronese, melhorando o conhecimento da prática de inseminação bovina”, concluiu Lualdy.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.