CONHEÇA NOSSA LOJA!
Fundat encerra ciclo junino na Tobias Barreto com entrega de prêmios

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O encerramento do ciclo junino na praça Tobias Barreto, ontem à noite, foi transformado numa grande festa para os freqüentadores da tradicional feira de arte e artesanato montada todos os domingos no local. A principal atividade da noite foi a entrega dos prêmios às quadrilhas vencedoras do concurso promovido pela Prefeitura de Aracaju através da Fundat – Fundação Municipal do Trabalho -, dentro do Projeto Freguesia.
A quadrilha Guerreiros do Baião, foi a grande vencedora e recebeu um prêmio em dinheiro e troféu denominado “prefeito Marcelo Deda”. A quadrilha Ciganinha defendeu o segundo lugar, sendo seguida por Forró na Roça e Rala Rala. Além dos valores financeiros, as concorrentes receberam troféus.
A programação junina da Praça Tobias Barreto teve início às 17h30 com show do trio pé-de-serra de Marcos Guedes. O forrozeiro ofereceu CDs e chapéus ao público presente e, para conquistá-los, foi realizado de improviso, concurso para a escolha do melhor casal de dançarinos de forró. Os espectadores tiveram uma parcela de contribuição ao evento, elegendo os concorrentes.
Ainda na programação, a quadrilha Cangaceiros da Boa, do município de Japaratuba, atual campeã do Estado e terceira em nível de Nordeste, se apresentou em caráter especial. Os 48 componentes demonstraram a experiência de dez anos de estrada. Foi campeã estadual nos anos de 1993; 1996; 1997 e 2002. É a primeira quadrilha do interior do Estado a entrar para o grupo especial da Liga. O marcador Gilney não poupou esforços para mostrar porque a quadrilha é a campeã do Estado. Pilotando a animação, a maestria do conjunto musical Maluco Sabal que foi aplaudido pelo público.
Às 20 horas, foi dado início à solenidade para entrega dos prêmios com a presença do presidente da Fundat, Antônio Carlos Mota e da professora Conceição Vieira, ex-presidenta da fundação.
Na ocasião, Antônio Mota lembrou que o projeto Freguesia é uma das prioridades na gestão do prefeito Marcelo Déda, que tem denotado sensibilidade nas questões que envolvem os artesãos das praças Tobias Barreto e Olímpio Campos, no que concerne a geração de emprego e renda, valorizando sempre o cidadão aracajuano.
Após a solenidade, a festa teve continuidade com um arrasta-pé promovido pelo forrozeiro Marcos Paulo.
A partir do próximo domingo será retomada a programação cultural com músicas de MPB, sempre apresentadas por artistas da terra, valorizando a arte local e dando oportunidade ao surgimento de novos talentos.
O projeto Freguesia foi implantado há cerca de um ano e quatro meses. Inicialmente, a preocupação foi a padronização das barracas das Praças Olímpio Campos e Tobias Barreto, de acordo com o produto comercializado. Na continuidade do projeto, os artesãos participaram de cursos voltados ao turismo e a comercialização dos produtos. A terceira etapa foi a introdução da parte artística, com shows semanais. A medida surtiu resultado positivo, refletindo no aumento do volume de vendas, beneficiando cerca de 200 artesãos. Além disso, também são realizadas feiras itinerantes nos bairros de Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados