CONHEÇA NOSSA LOJA!
Fundação Hospitalar expõe avanços no Congresso de Secretarias

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Durante quatro dias, a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) participa das discussões sobre gestão pública no Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Nordeste. Promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Sergipe (Cosems/SE), o encontro tem como tema  ‘As Relações Interfederativas no Nordeste Brasileiro e a Interdependência de Responsabilidades no Processo de Descentralização’. O congresso, que começou no dia 28, segue até o próximo sábado, 31, no Hotel Mercury, em Aracaju.

O tema central do evento terá foco nos dispositivos do Decreto 7.508/11, que regulamenta a Lei Orgânica da Saúde, 8.080/90. Entre estes o Contrato Organizativo de Ação Pública, que fixa competências e atribuições dos três entes federados e cria as Redes Interfederativas de Saúde, fortalecendo o planejamento e a gestão das Políticas de Saúde.

“Na Saúde, as instâncias são sempre colegiadas. O Consems exerce, de fato, uma grande importância no trabalho de gestão. Todos os municípios fazem parte de um colegiado e se reúnem anualmente para discutir política de saúde. Trazer o Ministério da Saúde para o encontro é extremamente relevante e contribui  para que possamos ter uma ação de gestão concatenada com as instâncias de decisão”, destacou o diretor geral da fundação, Emanuel Messias.

Conforme salientou Emanuel, o modelo das fundações estatais de saúde é uma experiência inovadora. “Não existe no modelo de saúde brasileira, uma instituição equivalente à fundação. A gente tem algumas experiências de fundações na atenção básica, na atenção de urgência e emergência, mas na atenção hospitalar completa somos únicos. Esse modelo está sendo olhado pelo Ministério. São experiências inovadoras que reorganizam o processo de atenção que podem ser vista e exposta neste espaço de discussão”.

Além das discussões, o congresso conta com uma exposição para visitantes. No estande da FHS, estão expostos alguns itens do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, incubadora, folders explicativos e brindes. “Aqui dá uma ideia dos avanços que obtivemos na saúde publica do estado de Sergipe. O estande da FHS mostra um pouco do funcionamento das unidades gerenciadas na FHS. Por exemplo, mostramos as conquistas do atendimento pré-hospitalar, que hoje fica evidenciado pela fusão das centrais de regulação”, frisou Edvaldo dos Santos, diretor operacional da Fundação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados