CONHEÇA NOSSA LOJA!
Estande da Seagri destaca agricultura familiar no ‘Sergipe de Todos’ em Carira

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) marcou presença na 15ª edição do ‘Sergipe de Todos’, realizado em Carira nesta sexta-feira, 26. No evento, cuja edição foi a primeira realizada em 2010, o órgão priorizou a agricultura familiar com sua diversidade de cultivos, a cultura do milho que teve safra recorde ano passado, e a bovinocultura leiteira, que mantém  tradição e tem recebido forte incentivo do Governo do Estado.

Junto a suas vinculadas Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e de Irrigação de Sergipe (Cohidro), a Seagri marcou sua participação com o Balcão do Agricultor,  disseminação de informações sobre Hortas Orgânicas em Pequenos Espaços, exposição e distribuição de mudas, informações sobre doenças de animais como raiva, tuberculose, brucelose e outras; aproveitamento de alimentos regionais, com degustação de sucos alternativos e distribuição de receitas.

Na oportunidade também foram colocadas à disposição do público informações sobre Políticas Públicas, a exemplo do Programa de Garantia Safra, Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Mais Alimentos. Os produtores contarão ainda com o serviço de cadastro e certificado de Imóveis Rurais, da mesma forma que serão repassadas informações sobre o Programa de Reforma Agrária e de Comunidades Quilombolas, sobre os perigos do uso indiscriminado de Agrotóxicos e sobre Alternativas Agroecológicas.

Agregando valor

Como sempre tem acontecido no Balcão do Agricultor, a Emdagro enfoca de forma prática uma atividade desenvolvida pela Agricultura Familiar. Uma forma didática de mostrar à população uma ação rentável, diversificando ações no cultivo agrícola ou na confecção de doces, de variado artesanato.

Em Carira, a presença de Joselene Barbosa dos Santos e do esposo José Batista dos Santos no Balcão do Agricultor provocou curiosidade. Eles expuseram e comercializaram doce de coco, doce da batata do Umbu (conhecido como doce de Bofó), bolachinhas de tapioca e doce de leite, utilizando matéria prima proveniente do seu próprio lote agrícola, situado na zona rural do município, no Assentamento Manoel Martinho. O casal trabalha há 13 anos com agricultura, e os três filhos já seguem o mesmo caminho. No cotidiano, produzem batata doce, milho, feijão, macaxeira, e em área coletiva produz hortaliças.

“A assistência técnica da Emdagro é responsável pelo crescimento que temos hoje no cultivo da terra, da mesma forma que recebemos orientação sobre artesanato e sobre a produção agroecológica de hortaliças para participar da Eco Feira que será implantada em Aracaju pelo Governo do  Estado” afirmou Joselene Barbosa, acrescentando que também expôs o trabalho artesanal em bordados, pintura de tecidos, bonecas, atividade que também é orientada por técnicas da Emdagro.

Atendimento contínuo

Para o secretário Paulo Viana, o Sergipe de Todos potencializa uma amostragem geral da parte do Governo do Estado e de entidades parceiras, atendendo demandas e criando instrumentos de atendimento. “O Balcão do Agricultor, por exemplo, está sempre centrado no perfil vocacional da região, visando justamente ofertar no âmbito da agropecuária as condições informativas e formativas, subsidiando não apenas o produtor rural mas a própria comunidade das sedes municipais”, disse.

“Uma ênfase às questões da comercialização da agricultura familiar é potencializada em Carira, visando incentivar cada vez mais este que é o segmento prioritário de assistência técnica do Governo do Estado, envidando esforços para a conscientização cada vez maior do agricultor quanto às práticas agroecológicas, voltadas à manutenção da saúde de quem produz e de quem consome, integrando fortemente o campo ao processo de um mercado crescente”, concluiu o secretário.

O governador Marcelo Déda, na companhia do secretário Paulo Viana e da prefeita de Carira, visitou o Balcão do Agricultor, onde conversou com técnicos e com produtores, ouvindo diretamente de quem trabalha no campo a satisfação pelas ações do seu governo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados