[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Socializar a política e definir estratégias para aproximar os agricultores familiares e suas organizações dos nutricionistas e Secretarias Estadual e Municipais de Educação, responsáveis pela elaboração dos cardápios da alimentação escolar e execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), foi o objetivo da reunião realizada na última segunda-feira, 28, pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).

A reunião, que contou com a participação de 40 pessoas, foi aberta pelo diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emdagro, Jodemir Freitas, que falou dos objetivos e da importância dos nutricionistas para a implementação da Lei 11.947, uma vez que para a aquisição dos gêneros da agricultura familiar a serem utilizados na alimentação escolar é necessária a elaboração do cardápio.
 
Angélica Andrade, nutricionista da Emdagro, apresentou as diretrizes da alimentação escolar, o papel da Empresa como articuladora da rede de comercialização e as informações dos produtos produzidos pela agricultura familiar nos municípios sergipanos.
 
 Para Jane Dias, nutricionista da prefeitura de Umbaúba, a reunião foi de grande importância para tirar duvidas sobre o programa e conhecer os passos para implementar a Lei 11.947. “Já discutimos o assunto com os técnicos da Emdagro de Umbaúba, que nos informaram sobre a disponibilidade de gêneros da agricultura familiar do município para serem inseridos no cardápio”, ressalta ela, acrescentando que informou o quantitativo dos produtos necessários para atender os alunos do município.
 
Pelo artigo 14 da lei 11.947, do total dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento no âmbito do PNAE, no mínimo trinta por cento deverá ser utilizado na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou suas organizações, priorizando os assentamentos da Reforma Agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas.
 
Encaminhamentos
 

Como estratégias operacionais para implementação da Lei 11.947, alguns encaminhamentos foram traçados. Entre eles , a integração dos participantes na rede de comercialização, possibilitando a atualização e troca de informações; o estreitamento da relação das prefeituras municipais com a Emdagro e as organizações da agricultura familiar; uma maior articulação com as unidades locais da Empresa; encaminhamento das informações sobre os valores do FNDE destinado à alimentação escolar de cada município por parte da Emdagro; participação nos Conselhos de Educação e Comsea’s; inserção dos produtos da agricultura familiar nos cardápios escolares, e; a disponibilização dos cardápios para subsidiar a elaboração dos projetos de venda por parte dos nutricionistas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.