[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O curso pré-universitário gratuito da Secretaria de Estado da Educação  (SEED) realizou seu primeiro Simulado Geral na última terça-feira, 31 de julho,  com a participação dos quatro mil alunos da rede pública estadual que  fazem parte do curso. As provas  foram aplicadas das 19h às 22h30min,  em escolas de Estância, Lagarto, Itabaiana, Ribeirópolis, Frei Paulo, Nossa Senhora das Dores, Propriá, Itaporanga D´Ajuda, São Cristóvão, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora do Socorro, municípios sedes dos 22 Pólos instalados pela secretaria, por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional(Dase).

Na capital, as provas foram aplicadas no Colégio Estadual Dom Luciano  José Cabral Duarte, no Colégio Estadual Atheneu Sergipense, no Colégio Estadual Governador João Alves Filho, no Colégio Estadual Professor Gonçalo Rollemberg Leite, no Colégio  Estadual Governador Valadares, no Centro de Referência de EJA  Professor  Severino Uchoa, no Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici, no Colégio Estadual John Kennedy, dentre outros.

O  simulado teve como objetivo preparar o estudante para conhecer as  características das provas ofertadas durante o processo de realização  do vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e de outras  universidades e faculdades. "Essa ação possibilita avaliar o  conhecimento do aluno adquirido nas aulas que vem acontecendo desde  maio. As provas também darão acesso às projeções sobre os cursos  oferecidos e chances de colocação", afirmou o professor Romualdo Alencar Santos, coordenador do pré-universitário.

O professor explicou que as provas são idênticas às da Universidade Federal de Sergipe e serão corrigidas com o mesmo programa de leitura ótica.  "O aluno passa a ter o hábito de passar quatro horas concentrado fazendo a prova e aprende a lidar com  detalhes importantes como preencher o número de inscrição e responder corretamente as questões," destacou o professor.

Segundo Romualdo Alencar, com os resultados em mãos será possível mostrar aos alunos os pontos obtidos, fazendo assim uma projeção sobre os cursos oferecidos e suas chances de colocação e aprovação. "O concurso vestibular é muito concorrido, principalmente o da UFS, e o aluno não tem uma visão ampla de como é o aspecto de proposta de pontuação para que ele seja aprovado no curso que deseja. Com o resultado desse simulado teremos condições de orientar os alunos sobre esse processo".

Próximos simulados

Segundo a coordenação do Curso Pré-universitário da Secretaria de Educação, até a realização do concurso vestibular acontecerão mais dois simulados. Um em setembro e o outro em novembro. O simuladão de novembro acontecerá durante três dias. Cada dia será referente a uma série do Ensino Médio.

Condições de igualdade

No Colégio Estadual Atheneu Sergipense, mais de 100 alunos responderam a 40 questões, sendo cinco por disciplina, com a opção de Verdadeiro ou Falso. A estudante Cristina Correia Santos, que disputará uma vaga para Medicina, diz que "o pré-vestibular gratuito é a oportunidade que o governo oferece aos estudantes de baixa renda a realizar o sonho de entrar na faculdade". "Com esse simulado vou saber minhas chances de aprovação no curso que tanto almejo".

Para a aluna Meire Angélica Almeida Andrade, futura pedagoga, o  simulado é muito importante por ser uma  preparação para o concurso  vestibular. "Vamos  saber o quanto aprendemos até agora e, naquilo que estivermos fracos, nos esforçaremos mais, aumentando nossa chance de entrar na universidade".

O aluno Devide Leandro Rodrigues dos Santos, diz que o simulado dá mais confiança ao estudante para encarar o vestibular. "Vou concorrer  a uma vaga no curso de Dança. Com o resultado dessas provas vou saber  minhas chances. Tenho certeza do sucesso".

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.