[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o objetivo de cumprir a determinação do Código Nacional de Trânsito e combater o transporte irregular de passageiros, a Diretoria de Transportes da Sedurb (Ditransp) realizou uma operação de fiscalização no município de Malhada dos Bois, próximo ao trevo que dá acesso às cidades de Japoatã, Pacatuba e Neópolis.

A operação que contou com o auxílio de três fiscais da Diretoria de Transportes e do coordenador operacional e técnico da Ditransp, Valmir José Silva Araújo, aconteceu entre às 5h40 e às 10h da manhã desta quarta-feira, 30.

Durante o período da operação foram abordados 22 veículos, tendo sido aplicada nove notificações por diversos motivos de infrações, a exemplo de CRLV (certificado de registro e licenciamento de veículo) vencida desde o ano de 2004, transporte irregular de passageiros, dentre os quais: vans escolares transportando crianças, ausência de alvará, falta do certificado de vistoria, ausência do contrato de prestação de serviços autorizando o transporte de turistas, além de outros tipos de infrações.

De acordo com coordenador operacional e técnico da Ditransp, Valmir José Silva Araújo, a ação visa antes de qualquer coisa garantir a segurança dos passageiros. “É de conhecimento de todos que para efetuar o transporte de passageiros é necessário que os condutores estejam devidamente legalizados e possuam a autorização para o exercício da função. Dessa forma atuamos de acordo com o que determinam as leis de trânsito”, declara.

Valmir acrescenta que a abordagem é feita de maneira sutil. “Fazemos sinal para que os carros estacionem, solicitamos o CRLV e a CNH e também verificamos se o veículo está em condições adequadas. Ao abordarmos vans e microônibus, pedimos licença e, para não constranger os passageiros, explicamos as razões da nossa intervenção, bem como os procedimentos que serão realizados, deixando claro que a intenção é garantirmos a segurança deles”, destaca.

Aprovação  

Abordado pela equipe da Ditransp, o motorista Edenilson Correia, 50 anos, se mostra a favor da fiscalização. “Trabalho há 19 anos fazendo o transporte de passageiros do município de Neópolis até Aracaju. Sou devidamente cadastrado, porém, atualmente a atuação dos clandestinos tem sido muito grande. Eles passam em nossa frente nos pontos destinados a nós que somos legalizados e sem qualquer respeito fazem o transporte sem as menores condições de segurança”, conta.

A autônoma Sílvia Maria Pereira, 33 anos, também endossa as palavras de Edenilson. “Resido no Povoado Espinheiro em Japoatã, viajo com freqüência e só utilizo o transporte alternativo ou então os carros de passeio legalizados, pois, além de ser mais confortável, me sinto mais segura”, afirma.

Segundo o fiscal da Ditransp, José Mário Gomes, em operações especiais, a aprovação pelos passageiros é total. “Quando abordamos veículos com turistas no período de Carnaval e final de ano, eles manifestam total apoio ao nosso trabalho e dizem que se sentem muito mais seguros com a fiscalização”, relata.

Continuidade

O Coordenador Operacional e Técnico da Ditransp revela que do ponto de vista fiscal a atuação foi positiva. “Além de fazer a autuação, explicamos a todos eles como devem proceder, recolhemos as documentações irregulares e orientamos os condutores a procurarem a Sedurb para regularizarem a situação. Sem contar que em alguns veículos foram constatados aplicação de película 50% a mais do que o permitido, pneus carecas, entre outros.

Para o diretor de transportes, Carlos Henrique Xavier de Santana, as operações terão continuidade. “A melhoria do transporte público consiste também na legalidade do seu funcionamento. Faz parte da política do Governo do Estado oferecer a população um transporte digno. A fiscalização continuará de segunda a sábado em todo o estado e operações dessa natureza acontecerão com mais frequência não apenas para coibir o transporte clandestino, mas principalmente garantir aos sergipanos um transporte de segurança.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.