[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Encerrou sexta-feira, dia 28, o ciclo de palestras e atividades em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, uma iniciativa, da Secretaria do Estado de Turismo (Setur), da Empresa Sergipana do Turismo (Emsetur) e do Sebrae. Para o encerramento das atividades foi realizado o cicloturismo que percorreu a ciclovia de Aracaju, saindo da Orla da Atalaia até seu destino final, o Parque Governador Antônio Carlos Valadares, popularmente conhecido como Parque dos Cajueiros. Além da realização do cicloturismo, o parque foi o local de encontro dos seis finalistas do I Festival Mesa de Buteco para divulgação do resultado oficial.

Para o estudante da Universidade Federal de Sergipe, João Batista Lima, a realização do cicloturismo tem tudo a ver com meio ambiente e turismo sustentável. “Fizemos um percurso tranquilo e o cicloturismo fechou as comemorações com chave de ouro e tem tudo a ver com turismo sustentável e meio ambiente, todos os dias de palestras foram maravilhosos e estou muito feliz por ter participado”.

“A ideia de realizar o cicloturismo surgiu durante a realização da Semana do Turismo do ano passado e este ano como já estava programado para o encerramento ser aqui no Parque dos Cajueiros, decidimos terminar nosso percurso aqui mesmo para podermos participar de toda a programação”, disse a professora da Universidade Federal de Sergipe, Fabiana Maia.

Festival Mesa de Buteco

O I Festival Mesa de Buteco foi resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e a Faculdade de Gastronomia Serigy, um projeto que abrangeu os bares, restaurantes e botecos que não estão no circuito badalado dos sergipanos e turistas. Todos os estabelecimentos receberam a Cachaça Boa Luz para acompanhar o prato preparado para o festival. A cachaça é produzida na Cachaçaria Jardim das Laranjeiras, feita no mais alto controle de qualidade.

Os finalistas do festival foram escolhidos pela opinião pública e através das mídias sociais, facebook e twitter @mesadebutecose. Foram seis finalistas no total, três escolhidos pela internet e três pela opinião pública, na internet o primeiro lugar ficou com o restaurante Tio Maneco, o segundo lugar foi do Bar Br 101 e em terceira colocação ficou o restaurante Caçarola.

Pela opinião pública a primeira colocação foi para o Bar da Costela no Bafo, em  segundo lugar o restaurante Recanto do Agresteiro e em terceira colocação o restaurante Canoas. Como premiação, os vencedores do festival receberam um selo de qualidade e os alunos da Faculdade de Gastronomia Serigy que auxiliaram na preparação dos pratos receberam um passeio para os Cânios de Xingó, oferecido pela Aliança Tur e MfTur.

Para a professora da faculdade de Gastronomia Serigy, Isabele Brito, o festival é uma forma de unir o regionalismo sergipano e o gourmet. “Buscamos trazer para o festival o regionalismo e o gourmet, trabalhamos em todos os pratos tanto no aspecto visual como no sabor, foram quinze estabelecimentos em que nossos alunos da Faculdade de Gastronomia Serigy visitaram com o objetivo de auxiliar em todo o processo de elaboração dos pratos”.

Para Marília Leite, dona do Bar da Costela no Bafo que ficou em 1º lugar na categoria Opinião Pública, participar do festival foi uma maneira de poder divulgar sua comida e o resultado foi muito mais do que o esperado. “Estou muito grata por ter participado do festival e por ter ficado em primeira colocação, estou muito satisfeita pela Costela no Bafo ter agradado tanto e quero participar na próxima edição do Festival Mesa de Buteco também”.

Já o proprietário do restaurante Tio Maneco, Cleiton Camargo, 1º lugar na categoria mídias sociais, afirmou saber a força que o bar exerce nas mídias sociais. “Na internet nós sabíamos que éramos fortes e o resultado já era esperado, estamos muito felizes por tem ficado em 1° lugar no festival”.

Vencedores- Opinão Pública

1º lugar- Bar da Costela no Bafo
Endereço: Rua Guaporé, n.701, Siqueira Campos
Tel: (79) 3259-1663/ (79) 9924-2662
Horário de funcionamento: Segunda a Quinta 10 às 17hs. Sexta e sábado das 10hs às 23hs.
Prato escolhido: Costela no Bafo
 
2º lugar- Recanto do Agresteiro
Endereço: Mercado Municipal
Tel: (79) 9962-3807
Horário de funcionamento: 10 às 18hs
Prato escolhido: Sarrabulho com Arribacão
  
3º lugar- Restaurante e Bar Canoas
Endereço: Orlinha do bairro industrial
Tel: (79) 3215-8229/ (79) 9870-0126
Horário de funcionamento: sexta e sábado das 10 as 03 h. Musica ao vivo. Fecha as terças-feiras. Demais dias das 10 às 22hs.
Prato escolhido: Bobó de Camarão
 
Vencedores – Mídias Sociais (facebook e twitter)
1º lugar- Tio Maneco
Endereço: Rua Manoel Espírito Santo, 593, Grageru
Tel: (79) 3231-5636/ (79) 9972-2888
Horário de funcionamento: segunda a sábado das 18 as 02hs.
Prato escolhido: Bolinho de Caranguejo

2° lugar- Bar BR 101
Endereço: Av. Dr. Edezio Vieira de Melo, n. 51, São José
Tel: (79) 9104-4000 Email: botecobr101@gmail.com / botecobr101@gmail.com
Horário de funcionamento: segunda a sábado das 17 as 03 h.
Prato escolhido: Batata BR 101
 
3º lugar- Restaurante Caçarola
Endereço: Mercado Municipal
Tel: (79) 8831-9535
Horário de funcionamento: 10 às 17hs.
Prato escolhido: Tabocada Mix de Frutos do Mar
 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.