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A Gerência de Operações Regional Centro-Oeste da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) recebeu o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento – PNQS/2013 – Nível B, Troféu Cobre. A premiação foi concedida na noite de terça-feira, 26, durante cerimônia da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), em Curitiba. A conquista da categoria “Primeiros Passos para a Excelência” mostra que a empresa começa a investir na melhoria dos processos de saneamento. A Deso também teve o trabalho socioambiental selecionado entre as dez melhores práticas de inovação de gestão no setor.

Esta é a 17ª edição do PNQS, que recebeu a inscrição de 37 Relatórios de Gestão de empresas estaduais e municipais, públicas e privadas de nove estados brasileiros, que concorrem em cinco categorias, desde o Nível Básico, passando pelo Nível I, Nível II, Nível III até o Nível IV. A análise foi feita com base em fundamentos estabelecidos pela Fundação Nacional da Qualidade. São levados em conta oito critérios: liderança, estratégia e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimentos, pessoas, processos e resultados.

O trabalho culminou na premiação, cuja cerimônia de entrega foi realizada na capital paranaense, reunindo as ações que melhor se adequaram ao Ciclo PNQS 2013. A Regional Centro-Oeste alcançou os objetivos primários, atingindo 125 pontos, o que deu direito ao prêmio Nível B, Troféu Cobre. Na ocasião, o Comitê Nacional da Qualidade ABES-CNQA também concedeu uma oportunidade para a Deso participar de uma missão de estudos no exterior, que acontecerá em Portugal entre os dias 6 e 14 de dezembro.

“Este é um momento importante que coroa o trabalho que a Deso vem desenvolvendo ao longo dos anos de buscar a qualidade. Um prêmio concretiza o trabalho árduo de todos que fazem parte da empresa. Temos unidades que concorreram este ano e não venceram, mas já deram um grande passo, porque absorvemos capacidade de administração de gestão para que os nossos funcionários possam ter uma progressão e busquem cada dia mais ser autossustentável”, considera o diretor de Engenharia e Meio Ambiente, Carlos Fernandes Melo Neto.

Todos os anos, o PNQS é realizado como uma “maratona” que reúne empresas do setor de saneamento de todo o país em busca da melhoria dos modelos gerenciais que ajudem no avanço do atendimento qualitativo dos clientes. O resultado é atingindo quando há dedicação e integração das companhias participantes na tentativa de aprimorar o setor de saneamento e dar novos passos para aumentar a qualidade de vida da população.

“O projeto estruturado no sistema de saneamento serve tanto para empresas que estão com sistema de gestão mais defasado, quanto para empresas que estão trabalhando para melhor estruturar suas ferramentas de gestão. Foi uma grata surpresa a Deso trabalhar conosco, nos últimos três anos, e já ser reconhecida com sua equipe extremamente guerreira. Eu tive a oportunidade de visitar unidades de Deso, tanto no interior quanto na capital e vi pessoas mobilizadas para que a empresa ganhasse mais respaldo nos serviços prestados em um estado tão importante quanto Sergipe”, revela a presidente do PNQS, Cassilda Teixeira.

Em 2010, a Deso, por meio da Regional Sertão, também conquistou o PNQS, no Nível I. Na edição deste ano, a Regional Norte também obteve reconhecimento, sendo diplomada pela participação no PNQS. A unidade foi representada pelo gerente Januário Costa.

Inovação

Em Curitiba, a Deso também participou, no dia 25, do X Seminário de Inovação da Gestão em Saneamento (IGS). Durante o encontro nacional, a empresa apresentou um case de trabalho socioambiental aos participantes de diversas companhias do país. O Projeto Técnico Socioambiental (PTSA) foi a experiência inovadora apresentada no evento. A prática foi finalista e selecionada entre as dez melhores do setor.

“Foi uma honra indescritível poder representar a Deso na maior premiação da qualidade em saneamento. A honra se torna ainda maior por ter sido a primeira vez que concorremos e já fomos selecionados como uma das dez melhores práticas na inovação da gestão em saneamento junto a outras companhias do Brasil. É um momento histórico para a empresa”, comenta o técnico em Saneamento e Meio Ambiente, Eder Meneses, que ficou responsável por apresentar o case no seminário.

O PTSA integra ações vinculadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As atividades são executadas pela Gerência Socioambiental (GESA) da Deso a partir de recursos liberados através de contratos de repasse pela Caixa Econômica Federal. O público-alvo são as comunidades impactadas pelas obras de esgotamento sanitário na região metropolitana de Aracaju. As ações socioambientais têm como foco a promoção da educação ambiental, a equidade social, a conservação de equipamentos e instalações da Deso, além da capacitação produtiva.

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