[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador Marcelo Déda recebeu nesta terça-feira, 1º, no Palácio dos Despachos, a equipe sergipana de basquete em cadeira de rodas, medalhista de bronze no IV Campeonato Regional Nordeste, que aconteceu em Recife (PE), entre os dias 19 e 23 de outubro. O encontro contou com a presença dos secretários de Estado da Casa Civil, Jorge Alberto, e de Esporte e Lazer, Maurício Pimentel.

Marcelo Déda fez questão de parabenizar pessoalmente cada um dos atletas que se dedicaram com afinco na competição. “Vocês são exemplo para quem tem limitações físicas, quando uma pessoa anseia, consegue superar obstáculos”, disse. Déda citou ainda que a política esportiva do Governo tem caráter inclusivo e, por isso, solicitou do secretário uma política voltada para a promoção do esporte para todos, inserindo os esportes amadores, profissionais e olímpicos, não esquecendo da inclusão social. “O esporte deve ser uma ferramenta de inclusão social, abrindo espaço para que as pessoas possam ter uma vida comunitária mais intensa, interativa, formadora de amizades”, enfatizou Déda.

O governador fez questão de salientar aos atletas que aquela era uma oportunidade de mostrar à sociedade que não há limites para o ser humano. “É fundamental que o Governo e a sociedade criem as condições e permitam integração plena dos portadores de deficiência na área social e econômica com políticas públicas, aberturas de espaço no mercado de trabalho e com acessibilidade para que elas possam circular de forma tranquila por todas as cidades, vivendo de maneira confortável, como todo cidadão tem direito de viver”.

De acordo com o gestor da pasta de Esporte e Lazer, Maurício Pimentel, o objetivo é ver o nome de Sergipe brilhando no esporte. “Continuamos sempre a investir no esporte, que tem proporcionado a Sergipe uma visibilidade enorme lá fora”. Ele contou ainda a experiência do projeto ‘Sou Eficiente’, da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel). “Foi criado com o objetivo de levar o esporte a todos os deficientes. Além dos cadeirantes de basquete, temos o vôlei sentado e o golbol, que é futebol para cegos”, explicou.

Atletas

O atleta Wellington Fonseca relatou que a satisfação é imensa em trazer uma medalha para Sergipe. “Nosso objetivo foi alcançado, pois estamos entre os melhores do Nordeste”, comemorou. Ele destacou ainda o apoio do Governo do Estado no que diz respeito à ascensão da categoria. “Antes do apoio deste Governo, não tínhamos equipamentos, como as cadeiras específicas para o jogo, e esse detalhe fazia diferença nas competições, já que não conseguíamos trazer uma medalha para o Estado. Hoje, a realidade é outra, podemos competir igualmente com as outras seleções”.

O esportista Luiz Alberto Rollemberg Lima, escolhido como o melhor jogador do campeonato, também falou das dificuldades que havia no passado. “Os problemas eram inúmeros, mas hoje é diferente, mudou para melhor. As portas estão se abrindo e estamos mostrando que podemos fazer a diferença”, disse.

Vitórias

Superação é a palavra de ordem da equipe que treina duas vezes por semana no ginásio de esporte Constâncio Vieira. Graças ao Governo do Estado, por meio da Seel, Sergipe já conta com duas equipes A e B no basquete em cadeiras de rodas. A primeira ganhou medalha de bronze e viu ainda dois dos seus atletas serem premiados com o troféu All Star: Wellington Fonseca como melhor armador do campeonato e Luiz Alberto Rollemberg Lima, o melhor jogador. A equipe B ficou na 7ª posição no mesmo campeonato.

Após o recebimento das cadeiras, em 2010, os bons resultados foram imediatos. A equipe conseguiu ser vice-campeã no Campeonato Regional Nordeste e ficar em 5º lugar no campeonato brasileiro. O próximo passo é seguir para a Paraíba, onde a seleção participará de um novo campeonato.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.