CONHEÇA NOSSA LOJA!
Déda pede a Temporão aumento dos repasses para a saúde em Sergipe

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador Marcelo Déda solicitou ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o aumento do teto financeiro do estado. Com isto, o Governo do Estado pretende aumentar os recursos da União destinados ao custeio da saúde em Sergipe. O ministro prometeu avaliar a reivindicação.

Entre as justificativas elencadas pelo governador, destacam-se o volume de quase R$ 300 milhões de investimentos próprios que Sergipe alocou no orçamento estadual. Trata-se do maior volume per capita de recursos investidos por uma unidade da federação no país e o segundo em valores absolutos. Em audiência nesta quinta-feira, 15, em Brasília, o governador esteve acompanhado da secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio.

Hospital do Câncer

Na audiência, o governador inscreveu o projeto de construção do Hospital do Câncer de Sergipe no Fundo Nacional de Saúde. Com ele, o governo pretende dispor de mais 164 leitos hospitalares para atendimento de pacientes, além de uma unidade de terapia intensiva, um hospital dia, urgência e emergência, entre outras conveniências.

O governador solicitou, ainda, a mudança do porte das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Tipo III dos municípios de Porto da Folha, Simão Dias e Boquim, já que estas cidades já dispõem da capacidade instalada Tipo III. “Com os investimentos prontos e funcionando, vamos ter maior capacidade de resolução dos problemas no interior e descongestionar o Huse (Hospital de Urgência de Sergipe)”, avaliou o governador.

Sergipe modelo

O ministro qualificou Sergipe como modelo da implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) para as demais unidades da federação. “Sergipe é projeto piloto da reforma da saúde no Brasil”, afirmou Temporão.

O secretário de Estado da Casa Civil, Oliveira Júnior, e o representante de Sergipe em Brasília, Pedro Lopes, assessoram o governador durante a audiência.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados