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O governador Marcelo Déda assinou decreto que dispõe a criação de uma força tarefa para realizar Cadastro Estadual de Espaços Públicos e Privados existentes, destinados a recepcionar um número elevado de pessoas em eventos.

O decreto foi assinado depois que Déda reuniu, na última segunda-feira, dia 28, o comandante do Corpo de Bombeiros (CB), coronel Nailson Santos, o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente coronel José Erivaldo Mendes e o secretário da Casa Civil, Silvio Santos, no Palácio dos Despachos, para comunicar a criação da comissão que fiscalizará espaços que recebem grandes aglomerações.

Com a medida serão monitorados o funcionamento dos espaços em obediência às normas de habitabilidade e segurança. A força tarefa deverá vistoriar os espaços e estabelecer medidas de prevenção e de combate a incêndio e pânico. O grupo será composto de sete membros, sendo quatro do Corpo de Bombeiros Militar e três do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil. A força tarefa estará sob o comando do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, que nomeará os membros. O prazo para execução dos trabalhos será de 60 dias, prorrogável por mais 30 dias, se necessário.

Outro destaque do decreto é que secretários de Estado e os dirigentes de entidades estaduais devem relacionar, no prazo máximo de 30 dias, os espaços públicos existentes sobre sua responsabilidade e encaminhem a relação para a presidência da força tarefa.

Incêndio

A determinação do governador põe a população sergipana em um em situação de conforto. Cenas como as que foram vistas na tragédia que ocorreu em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, onde 233 pessoas morreram por causa de um incêndio em uma boate, não devem ser vistas em Sergipe. “Dessa forma, podemos contribuir para evitar que cenas terríveis se repitam”, disse o governador Marcelo Déda.

Os prefeitos devem fazer sua parte, procurando a força tarefa e solicitando ajuda. “Quero fazer um apelo a todos os prefeitos, para que se integrem a esse grupo de trabalho, colaborem conosco para que nós possamos oferecer mais tranquilidade e segurança à população sergipana. Para que uma festa não se transforme depois em uma tragédia”, pediu Déda.

Para o chefe do Executivo estadual, a população cumpre um papel importantíssimo ao denunciar ambientes que não ofereça segurança. “As pessoas devem denunciar casos de locais inadequados. Basta apenas procurar a Prefeitura ou a Defesa Civil Municipal, o Corpo de Bombeiros Militar ou a Defesa Civil Estadual”, ressaltou.

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