[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) firmou contrato com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para utilização da carreta-escola na capacitação de diversos jovens na área de hotelaria. Os cursos integram o Projeto Técnico Social, executado em parceria com a Caixa Econômica Federal na região da Atalaia. De acordo com o presidente da Fundat, Edson Freire Caetano, a idéia é possibilitar aos aracajuanos a inserção no mercado de trabalho e a melhoria da renda familiar através de cursos gratuitos para as comunidades, também com a utilização de veículos itinerantes.

Os cursos na carreta-escola contam com quatro professores e 16 alunos para cada turma, o que vai gerar um total de 160 pessoas qualificadas para o trabalho de hotelaria. Segundo a coordenadora de Qualificação Profissional da Fundat, Marta Rocha, esses profissionais poderão conseguir trabalho nos bares, restaurantes e hotéis de Aracaju, principalmente da Atalaia, que é o local mais movimentado. “Este é um grande caminho para a empregabilidade, justamente num dos setores que mais empregam na capital”, disse.

A carreta-escola encontra-se estacionada na praça Durval Andrade, no bairro Atalaia, onde diversos alunos participam de um programa voltado para o setor de hotelaria e turismo, como os cursos de “Agente de Turismo” pela manhã, “Técnico de Recepção” à tarde e “Garçom” à noite. A previsão é a de que os dois primeiros sejam terminados no dia 03 de março e o curso de “Garçom” se estenda até o dia 20 de abril, por conta da extensa carga horária.

No dia 6 de março serão iniciados novos cursos, como “Preparador de doces e salgados finos” pela manhã e “Preparador de lanches diversos” durante a tarde. No total, a Fundat está preparando dez cursos até o dia 17 de maio. Dentre eles, estão o “Preparador de Culinária Trivial” e “Preparador de Cozinha Regional” a serem iniciados em 29 de março, “Preparador de Doces Regionais” e “Confecções de bolos e tortas” começando no dia 25 de abril, além de “Drinks e Coquetéis” a partir do dia 24 de abril.

De acordo com Marta Rocha, alguns novos cursos já estão com as vagas preenchidas. Ela faz questão de lembrar que o projeto é totalmente gratuito. Além disso, tem toda a qualidade dos serviços do Senac. Os interessados devem comparecer à Unidade de qualificação da Coroa do Meio, situada na rua Josué Carvalho Cunha, ou na própria carreta-escola do Senac que está em frente ao Centro de Atenção Psicosocial (Caps) da PMA, munidos de identidade e CPF.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.