CONHEÇA NOSSA LOJA!
Conselheiro do CNE ministra palestra sobre Diretrizes Curriculares do Ensino Médio

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, professor José Fernandes de Lima, realizou na manhã desta sexta-feira, 30, na Biblioteca Pública Estadual Epiphâneo Dórea, em Aracaju, uma palestra sobre as diretrizes curriculares para o ensino médio. Estiveram presentes diretores de escolas públicas e privadas, representantes de diretorias e secretarias de educação, escolas técnicas de nível médio e conselheiros de educação.

O conselheiro José Fernandes de Lima está fazendo a divulgação das novas diretrizes em todos os estados, debatendo com os conselheiros estaduais e municipais, e com as secretarias de educação, para que o documento possa ser conhecido e praticado.

Ele destacou a necessidade de realizar esses debates com os gestores escolares. “Hoje estamos vivendo grandes transformações na sociedade que precisam ser levadas à escola. O ensino médio trata com alunos que estão em uma faixa de idade que mais sofre com essas transformações. É muito importante que as escolas saibam que lidar com esses estudantes, que estão sendo bombardeados com novas informações, novas tecnologias. E o nosso principal objetivo é fazer com que as escolas de ensino médio no Brasil melhorem a sua qualidade”, afirmou.

A presidente do Conselho Estadual de Educação, Eliane Passos Santana, explicou que o professor José Fernandes de Lima foi convidado por ser conselheiro relator do parecer que define as diretrizes para o Ensino Médio, aprovado em maio de 2011. “Para que possamos provocar esse debate e essa reflexão sobre como estão sendo desenvolvidos os trabalhos no ensino médio precisamos fazer eventos dessa natureza”, disse.

Importância

Os representantes de escolas que estiveram no encontro ressaltaram a importância do debate sobre as novas diretrizes curriculares. “A escola hoje não é a única fonte do conhecimento. Nos dias atuais todo mundo tem acesso à informação. Por isso é muito importante discutir essas questões, pois essas diretrizes é que vão nortear os novos rumos do ensino e da educação no Brasil”, disse o coordenador Alberto Aragão, do Colégio Estadual Albano Franco.

Já o coordenador José Adelmo de Jesus, do Colégio Estadual Coronel José Joaquim Barbosa, em Siriri, disse que “as novas diretrizes vão facilitar a nossa interação com os alunos, melhorar o processo de ensino-aprendizagem, e vão facilitar mais ainda as orientações pedagógicas para elevar o sucesso acadêmico dos estudantes”, afirmou.

O representante do Colégio Estadual Manoel Alcino do Nascimento, em Graccho Cardoso, professor Cleto Nunes da Mota, também elogiou a iniciativa do debate. “É importante para que possamos desafiar os alunos e colocá-los como protagonistas. As mudanças acontecem, e é preciso que a gente possa oferecer aos estudantes condições para que possam alcançar uma sociedade mais justa e capaz de enfrentamentos os obstáculos”, disse.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados