[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A entrega de Clínicas de Saúde da Família (CSF) já tem virado rotina na agenda do Governo de Sergipe. Com a inauguração ocorrida na última quarta-feira, 27, em Areia Branca, já somam 16 o número de unidades entregues no estado. Porém, o ato realizado trouxe uma novidade: a unidade do pequeno município do Agreste, distante 34 quilômetros da capital, é a primeira CSF 24 horas.

“O projeto de implantação das 102 clínicas em todo o território sergipano estabelece que 23 dessas unidades terão estrutura para acolher os casos de urgência e emergência de baixa e até média complexidade, além de oferecer, como as demais, atendimento ambulatorial”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, acrescentando que este último é prestado pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF).

A clínica tem duas entradas, uma para o atendimento ambulatorial e a outra para a urgência 24 horas, onde existem recursos inclusive para prestar socorro imediato aos pacientes com quadro grave. “Durante o dia, os médicos do PSF irão prestar o atendimento e durante a noite, finais de semana e feriados haverá sempre um médico emergencista de plantão para socorrer os casos urgentes”, explicou a enfermeira Conceição Mendonça, da Diretoria de Atenção Hospitalar e Urgência do Estado.

Segundo ela, a sala de estabilização montada na Clínica de Saúde da Família 24 horas contém recursos médicos e tecnológicos aprovados com base nos critérios do Ministério da Saúde. A unidade, que abriu suas portas logo após a solenidade de inauguração, oferecerá cobertura a uma população de cerca de 17 mil habitantes, inclusive aos internos do presídio estadual localizado em Areia Branca.

“Hoje mesmo já fechamos o antigo posto de saúde e vamos transformá-lo em um Centro de Atenção Psicossocial (Caps)”, informou o prefeito Agrepino dos Santos, que agradeceu ao Governo do Estado pela obra. “O povo de Areia Branca só tem a agradecer. A partir de agora, não será mais necessário encaminhar ao Hospital Regional de Itabaiana casos de urgência, pois eles podem ser resolvidos aqui mesmo”, ressaltou.

Padrão

Rogério Carvalho destacou o padrão de ambiência valorizado pelo projeto de implantação das CSFs, lembrando que o Brasil tem uma dívida de mais de 20 anos com o povo, por ter criado o Sistema Único de Saúde (SUS), mas não ter dado a estrutura adequada ao seu funcionamento.

“Nos três anos da atual gestão foram realizadas mais obras na Saúde do que todos estes anos de SUS no estado. Estamos trabalhando com equipamentos de atendimento primário que são mundialmente aceitos. A herança que o povo tem são postinhos de saúde, onde uns tem sala de curativo, outros não, ou seja, nunca existiu um padrão. O que estamos tentando é mudar essa realidade”, discursou o secretário.

Ele lembrou que, além das 102 clínicas em implantação, estão sendo construídos ou reformados e ampliados 17 unidades hospitalares, 36 bases descentralizadas do Samu Sergipe, oito Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e quatro farmácias populares. “É uma verdadeira marca para inspirar governos, o que só é possível se houver coragem e o governador Marcelo Déda teve esta coragem de aplicar 12% dos recursos do Estado exclusivamente na Saúde para que o povo seja atendido com qualidade”, completou Rogério.

Atendimento mais próximo

Os moradores de Areia Branca manifestaram sua satisfação com a nova unidade. “A partir de agora, nem eu, nem meus filhos vamos precisar ir até Aracaju ou Itabaiana para sermos atendidos por um médico ou dentista. Basta virmos até aqui nesta clínica tão bonita, que parece até uma clínica particular”, disse a dona de casa Maria Santos Santana, 46 anos.

Da mesma forma pensa o lavrador Galdino de Jesus, 70 anos, pai de oito filhos. “Faz oito anos que moro aqui e esta clínica de saúde veio numa hora certa, porque o povo estava precisando”, afirmou seu Galdino. Para a moradora Maria Rodrigues, a expectativa é de que a unidade melhore o atendimento em 100%. “Esta clínica vai ser a maior riqueza do povo de Areia Branca, ninguém mais vai precisar se deslocar para ter atendimento de qualidade”.

Homenagem

A Clínica de Saúde da Família 24 horas de Areia Branca homenageia o fisioterapeuta Christtianno Oliveira de Almeida, neto do ex-prefeito José Francisco de Almeida. “Christtianno era um jovem de 28 anos, que nasceu e viveu aqui até os 14 anos, quando nos mudamos para Aracaju por causa dos estudos”, contou a mãe Zenilde Oliveira.

Segundo ela, o jovem estava montando uma clínica de fisioterapia em Lagarto com um colega, mas na madrugada do dia 28 de junho de 2007, quando retornava do São João de Areia Branca, houve um acidente de carro e ele veio a falecer.

“Como ele era um profissional de saúde e filho da terra, Souza, o ex-prefeito, resolveu homenageá-lo com o nome desta clínica. Agradeço ao atual prefeito por ter concluído esta obra e não ter mudado o homenageado. É um orgulho muito grande para todos nós da família”, finalizou dona Zenilde.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.