[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O desafio de preservar o meio ambiente se tornou ainda mais fácil com a implantação do projeto Escola Lugar de Vida, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Thétis Nunes, localizada no bairro América. Com o envolvimento de toda a comunidade escolar, trabalhando como voluntários ecológicos, a busca por uma melhor qualidade de vida se tornou tema constante nas salas de aula da unidade de ensino.

Para mostrar ao público o trabalho que é feito durante todo o ano letivo na EMEF Thétis Nunes e convidá-lo a participar mais ativamente do processo de conscientização ambiental, a escola promoveu na tarde de ontem, dia 1º, a III Caminhada Ecológica. Com o tema “De Olho no Meio Ambiente. O desafio de Preservar é Nosso”, alunos, professores e coordenadores da EMEF saíram pelas ruas do bairro América com um objetivo: promover uma aula aberta à comunidade. “As crianças preservam a escola. Elas plantam árvores, pequenas plantas, se preocupam com a conservação dos móveis escolares e com a coleta de lixo. Agora, elas querem levar o conhecimento que adquiriram aqui para as ruas do bairro”, declarou a coordenadora Geral da escola Thétis Nunes, Araci Gouveia Rodrigues.

“Nós vivemos em uma comunidade onde as pessoas têm a mania de jogar lixo no chão. Isso é muito ruim porque traz doenças”, contou a aluna Gábula Marrólia, 10 anos, estudante da 5ª série. “Então, a gente começou a tentar impedir que isso aconteça. Nos lugares onde a gente encontrou lixo no chão, nós colocamos cartazes pedindo que o lixo fosse retirado e que as pessoas não fizessem mais isso”, relatou. “As pessoas têm que perceber o quanto é importante valorizar o lugar onde moramos e também a nossa escola. Por que se não, a gente não vai mais ter onde viver”, declarou.

Idealizado pela professora de Matemática, Inês Cabral, com o auxílio dos professores das demais disciplinas da escola, e com o apoio da coordenação do colégio, o projeto “Escola Lugar de Vida”, que teve início em 2001, é desenvolvido durante as disciplinas regulares da escola. Os professores tentam sempre envolver a educação ambiental nos temas abordados durante o ano letivo.

Causando uma verdadeira comoção estudantil, o projeto tem sempre a participação ativa dos estudantes. “Os alunos sempre participam. A gente sempre se preocupa em incentivá-los para que eles queiram trabalhar cada vez mais”, afirma a professora de Matemática Inês Cabral. Segundo ela, o trabalho tomou proporções mais do que esperadas. “Eu já não me vejo mais como a responsável pelo trabalho, eu só dei o ponta pá inicial. O projeto já está fluindo na escola como um todo. Os alunos tomaram conta do trabalho”, declarou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.