[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Por Brucce Cabral

Com o objetivo de estreitar os laços com a comunidade da Invasão do Rio do Sal no município de Nossa Senhora do Socorro, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, por meio dos técnicos do Núcleo Social realizou uma visita aos moradores e futuros beneficiários do Programa Pró Moradia a fim de averiguar a situação das famílias e informar sobre o questionário psicossocial a que as famílias serão submetidas a partir da próxima segunda-feira, 1º de julho.

A finalidade da aplicação do questionário é formular o plano de melhoria das famílias, para que em outra etapa do processo a equipe desenvolva as ações com base nas necessidades a partir das questões levantadas, utilizando os principais pontos deficientes ou de oportunidades para desenvolver um trabalho com a participação ativa da comunidade.

A dinâmica do trabalho se dará com a equipe do Núcleo Social da Sedurb visitando as famílias de porta em porta. De acordo com a assistente social da Sedurb, Maria das Graças Oliveira, a aplicação do questionário psicossocial é uma ação minuciosa. “Esse trabalho demanda muito tempo para a coleta, preenchimento e análise das informações. Caso o morador não esteja em casa quando for procurado, a equipe retornará ao local em outra data até que a área seja totalmente completada”, explica.

Residindo na invasão do Rio do Sal há mais de oito anos, a dona de casa e pescadora Givanilde dos Santos, que mora com três filhas, comemora a esperança de receber sua casa para tirá-las da área de risco. “Eu fico muito feliz porque há muito tempo vem gente aqui dizendo que a gente vai sair e até agora nada, mas com o andamento das obras das casas em um bom ritmo a gente passa a acreditar que não é só mais uma promessa. Receber essa casa vai ser muito bom para minhas filhas, inclusive uma delas sofre de cansaço por causa da frieza do rio, além de convivermos com ratos, vermes, micoses e quando chove, a água desce morro abaixo e invade as casas complicando a vida da gente”, relata à moradora.

Centro Social

Ainda durante a visita ao município de Nossa Senhora do Socorro, a equipe no Núcleo Social esteve no Espaço Novos Rumos situado no Centro de Qualificação Profissional, Cidadania e Inclusão Social (instituição vinculada à Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social – Seides). No espaço a Sedurb terá à disposição duas salas de acolhimento que servirão como referência para que a comunidade esteja mais próxima da Sedurb.

Ainda no Espaço Novos Rumos, a comunidade poderá contar com cursos profissionalizantes, como instalador hidráulico, eletricista de instalação predial, pintor imobiliário com textura, cabeleireira, garçom, recepcionista, corte e costura, bolos e tortas, vendedor, auxiliar de cozinha, maquiagem social, depilador, porteiro e vigia, auxiliar de limpeza, montagem de arranjos florais, pintura em seda/tecido, camareira em meio de hospedagem e estilista, todos eles ministrados por equipes do Centro de Qualificação Profissional.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.