[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Cultura sergipana em foco. É com este objetivo que foi dado início ao projeto Balaio Cultural, na noite desse domingo, 2, na Praça de Eventos da Orla de Atalaia. A iniciativa, que visa promover um novo espaço de apresentações artísticas, voltadas para o período junino, terá como função promover e auxiliar na circulação do produto cultural do estado, com foco em expressões musicais, quadrilha junina, bandas de pífano, repentistas e cordelistas.

O evento, que acontecerá durante os sábados que antecedem o mês junino, promete movimentar e dinamizar a cultura local, o fluxo de turistas e a economia dos estabelecimentos comerciais. O ‘Balaio Cultural’ é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Banese, a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e Secretaria de Estado da Inclusão e do Desenvolvimento Social (Seides).

Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, este é mais um espaço que mostra o esforço da Secult em promover e auxiliar a cadeia de músicos sergipanos, principalmente com foco no ciclo junino. “Com este projeto estamos começando muito bem esta temporada do forró, com uma atividade que tem como objetivo valorizar as mais autênticas manifestações da cultura sergipana. O  ‘Balaio Cultural’ é um espaço que cumpre o papel não só de garantir a circulação, mas de dar espaço aos nossos artistas, para se apresentarem ao público que visita a Orla de Atalaia, e que vai se consolidar como um projeto para o ano inteiro, ou seja, este espaço será um local onde teremos a divulgação permanente dos elementos que caracterizam o ciclo junino”, explicou.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo, Jorge Santana, afirma que o ‘Balaio Cultural’ movimentará consideravelmente os espaços da Orla de Atalaia, um dos mais visitados pontos turísticos sergipanos. “Essa iniciativa trará apresentações ligadas a um traço cultural muito importante de Sergipe, que é o forró, as quadrilhas e festejos juninos, antecipando o clima para as grandes festas que acontecem no mês de junho, mostrando aos turistas o que temos de melhor neste período. Desta forma, estamos analisando, a partir desta experiência, que o ‘Balaio Cultural’ permaneça o ano inteiro, como uma forma de manter viva essa tradição cultural sergipana, que desperta tanto interesse nos turistas”, completou.

Rosane Cunha, representante da Seides no evento, defende que o ‘Balaio Cultural’ irá criar mais um espaço de inclusão social, a partir do momento em que proporciona para grupos folclóricos e comunidades que trabalham a cultura, uma forma de se desenvolverem e ganharem reconhecimento. “A Secult está de parabéns com este projeto, que irá valorizar desde o mês de maio os personagens que compõem o ciclo junino, e a Seides apoia este evento por perceber que cultura também é uma forma de inclusão social”, lembrou.

Apresentações

Na noite de estreia, o público prestigiou de perto e dançou muito forró junto com a Quadrilha Século XX, a banda de Pífano Nossa Senhora da Conceição e a Banda Cobra Verde.

Para o marcador da Quadrilha Século XX, Joel Reis, o ‘Balaio Cultural’ será mais uma forma de resgatar o São João, mostrando para os sergipanos o que a cultura do estado tem de melhor. “A Secult esta fazendo um ótimo trabalho com este projeto, pois deixa em evidência nosso São João, abrindo portas para nós que estamos nos apresentando aqui, sermos reconhecidos e convidados a participar em outros eventos estado afora”, ressaltou.

Já Givaldo dos Santos, da banda de Pífano Nossa Senhora da Conceição, explica que sempre se apresenta no Arraiá do Povo, e que este projeto é mais um espaço para que grupos de pífano como eles ganhem mais destaque. “Sempre participo de eventos como o Arraiá do Povo e outros eventos organizados pelo Governo, e fico muito feliz pois vejo que nosso trabalho é cada vez mais reconhecido”, notou.

A animada dona de casa Neide Calasans, que mora próximo à Orla, e não parava de dançar um só minuto, defende que eventos como este são muito bons para animar as noites na cidade. “Como moro aqui próximo, sempre que fico sabendo de algum evento faço questão de prestigiar, e quando é em clima de São João então, gosto mais ainda”, destacou.

No próximo sábado, 8 de maio, a festa continua na arena do ‘Balaio Cultural’. Passarão por lá a Quadrilha Maracangaia, o Trio Correia dos 8 Baixos, os emboladores Léo e Beto do Pandeiro e o cantor Luiz Paulo.

Confira a programação completa

Dia 15/05
19h Quadrilha – Retirantes do Sertão (Frei Paulo)
20h Banda de Pífano – Pilão de Pife
Cordelista – Zezé (Boquim)
21h Nilson do Forró

Dia 22/05

19h Quadrilha – Xodó da Vila
20h Trio – Grupo Forró Pé Quente
Repentista – Tupã da Viola
21h30 Senna

Dia 29/05
19h Grupo Folclórico – Cassini Coco
20h Trio – Zezinho do Acordeon
21h30 Trio Jurity

Dia 05/06

19h Trio – Piauí
20h Quadrilha – Unidos de Asa Branca
21h Trio – Forró Pesado
22h Iracema do Forró

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.