CONHEÇA NOSSA LOJA!
Alunos do Curso de Desenho e Pintura promovido pela Funcaju retratam figura humana

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Galeria de Artes Álvaro Santos é um celeiro onde produções e manifestações de diversas categorias artísticas se revelam amplamente. Na manhã de hoje, dia 30, alunos do curso de Desenho e Pintura realizado na entidade mantida pela Prefeitura de Aracaju, desenvolvem a técnica do desenho a partir da reprodução da figura humana.

O curso, promovido pela PMA, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), teve início dia 20 deste mês e se estende até dia 5 de dezembro. Sob a instrução do artista plástico Elias Santos, as aulas de desenho da figura humana, que acontecem às segundas e sextas-feiras, das 09 às 11 horas, têm o objetivo de motivar o aprendizado técnico da arte. “A intenção é possibilitar aos participantes conhecimento anatômico seguido de observação e técnica de desenhos”, revela o instrutor.

Observando atentos cada detalhe do corpo da “modelo-vivo” Mille Carvalho, os alunos registram na ponta do lápis as formas humanas. “Com esse exercício eles têm um referencial do corpo humano em suas linhas e curvas e compreendem a decodificação das formas do corpo através de mecanismos gráficos”, explica Elias Santos.

A aluna Lunalva Chagas, 56, dona de casa, garante que a atividade desenvolvida hoje faz parte do que ela chama de um “novo ciclo de vida”. “Com esse curso estou colocando para fora um sonho que tinha guardado há anos. Agora estou vivendo um novo ciclo de vida, pois estou realizando o que tinha deixado guardado há anos”, conta.

Enquanto desenha o rosto da “modelo-vivo”, ela revela o que aprendeu nas aulas. “Há toda uma técnica para pegar no lápis, não é do mesmo jeito como escreve. Para fazer esse trabalho de contorno do rosto, tem que pegar o lápis levemente, pois é ele quem comanda e não a gente”, finaliza.

Voltado para iniciantes e para pessoas que desejam aperfeiçoar a prática de desenho e pintura, o curso reúne o total de 28 alunos e é extensivo para participantes de todas as faixas etárias. Para a professora aposentada Walburga Arns, que é artista plástica e já expôs suas produçãos em mostras coletivas, o curso é mais do que uma forma de complementar a arte que já desenvolve. “Surgem sempre aspectos novos e aqui estou me aperfeiçoando. Mas o que dá sentido à vida é saber que ainda posso me desenvolver em algum aspecto, alargar os horizontes e criar independente da idade”, diz a artista plástica, de 62 anos.

Para participar do curso, foi cobrada uma taxa única de R$ 35,OO. A Galeria de Artes Álvaro Santos realiza a atividade há cinco anos, tendo contribuído para a formação básica de cerca de 400 alunos nos segmentos da pintura e do desenho.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados