CONHEÇA NOSSA LOJA!
Adolescentes que viviam em situação de risco concluem curso profissionalizante

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Cabelos escovados, maquiadas, unhas bem feitas e um sorriso estampado no rosto. Parecia que as 17 adolescentes assistidas pelos programas sociais da Prefeitura de Aracaju iriam participar de uma festa para comemorar os quinze aninhos. Elas estavam ali para comemorar sim, em clima de festa, mais um passo que deram em busca do exercício da cidadania, deixando para trás o sofrimento que carregavam quando freqüentavam o lixão da cidade e as ruas de Aracaju em busca da sobrevivência.
O dia de hoje, 31 de julho, para estas adolescentes foi marcante. Elas estavam no Centro de Atendimento à Criança, Adolescente e à Família para receber o certificado de conclusão do Curso de Manicure e Pedicure promovido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc). O curso, iniciado em abril desse ano, teve duração de 90 horas e deixou as adolescentes preparadas para abraçar um futuro diferente daquele que certamente lhes reservariam a Lixeira do bairro Santa Maria e as ruas da cidade.
Agora com os certificados nas mãos as adolescentes assistidas pelo Projeto Criança Cidadã desenvolvido pela Semasc terão oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Esta nova perspectiva de vida contribui com o sorriso de Elizabete Lopes, uma adolescente de 16 anos moradora do Santa Maria. “Essa foi uma oportunidade única”, comenta. “Se não fosse esse curso, eu estava nas ruas. No início era um sacrifício pra eu vir, mas graças a Deus eu consegui terminar e agora vou trabalhar pra ajudar minha mãe”, comemora Elizabete.
A secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Marta Gama, esteve presente para entregar o certificado a cada uma das participantes do curso. “O curso teve como objetivo a iniciação profissional”, observa. “Vai possibilitar um momento novo e despertar nas adolescentes o interesse pelo trabalho, para a melhoria de sua condição de vida”. Marta Gama chama a atenção informando que as adolescentes, mesmo tendo uma profissão definida, não devem abandonar os estudos.
Também de certificado nas mãos, Amanda de Cássia Santos, 17, moradora do bairro Veneza, faz seus planos dizendo que vai trabalhar para ajudar a família. “Antes do curso eu ajudava a minha mãe a catar lata, era um sofrimento. Hoje quero trabalhar em um salão”, sonha Amanda. O curso aproxima da realidade o sonho de Milena Santos, uma adolescente de 16, que reside no Porto Dantas e está grávida de nove meses. “Esse curso veio na hora certa. Agora terei como sustentar meu filho que está pra nascer. Sem esse curso eu não teria como ganhar dinheiro”, disse.
Fabiana Vieira, 17, não esconde a felicidade e faz planos maiores para o seu futuro. “Depois desse curso vou montar meu salão e ser uma grande cabeleireira”, disse Fabiana, que é moradora da Piabeta.
O curso foi promovido pela Semasc em parceria com a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), tendo Ivanilde Rezende Lima como instrutora. Para o presidente da Fundat, Edson Freire Caetano, a integração dos órgãos municipais é de fundamental importância para eficácia das ações em benefício da comunidade. Além dele, a vereadora Conceição Vieira (PT) também prestigiou a solenidade e participou da entrega dos certificados.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados