[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

“Vim dar entrada na minha aposentadoria. Esse é um dia que vai ficar na minha vida”. A declaração da dona de casa Ednalva dos Santos, de 60 anos, externa a alegria da população de São Cristóvão com a passagem da caravana do ‘Sergipe de Todos’ nesta sexta-feira, 30. Milhares de pessoas estão na Praça da Matriz onde o programa foi instalado. O projeto, que está em sua 17ª edição e é coordenado pelo Gabinete da Primeira-Dama do Estado, Eliane Aquino, disponibiliza aos cidadãos do município, desde as primeiras horas da manhã até o final da tarde, uma série de serviços gratuitos oferecidos por secretarias, órgãos da administração estadual e entidades parcerias.
 
Buscando usufruir ao máximo as atividades oferecidas pelo programa, Ednalva procurou também o estande montado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para medir a pressão. “O dinheiro que iria gastar vai ser usado para comprar alguma coisa. Fiquei muito feliz quando soube que iríamos ser beneficiados com essa ação”, disse a dona de casa, que deixou a sua residência no povoado Cardoso para desfrutar do programa.
 
Ainda no estande da SES os visitantes tiveram acesso a informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), saúde mental e higiene bucal. Clarice Sales de Oliveira Santos, 55, foi fazer o exame de glicemia e saiu satisfeita. “É preciso cuidar da saúde. Assim que soube da caravana, fui imediatamente ao estande da saúde. Eu ainda vou levar meu filho para fazer limpeza nos dentes, está tudo perfeito”.
 
A Secretaria de Segurança Pública coordena aquele que sempre se sobressai como o serviço mais requisitado pela população: a emissão de carteiras de identidade. Crianças, jovens e idosos aproveitam para confeccionar seus documentos pela primeira vez ou renovar os antigos. A expectativa é de atingir a marca de 500 carteiras confeccionadas até o fim do dia. No local, já estava a adolescente Estela Maria Leal de Aquino, que aos 11 anos garante pela primeira vez a emissão de sua carteira de identidade.
 
“Queria muito tirar a minha primeira identidade, mas estava difícil ir até Aracaju para tirá-la. Meus pais estavam sem dinheiro e isso dificultava muito. Hoje cheguei cedo aqui para conseguir ser atendida logo”, conta a estudante, que foi a primeira da fila a receber o documento.
 
Cidadania

A chegada do ‘Sergipe de Todos’ começou a mudar cenário na cidade. Pessoas que nunca tiveram acesso a informações e serviços tiveram a oportunidade de usufruir das ações governamentais. Outras, que pela falta de recursos financeiros se viam impedidas de exercer os seus direitos, conseguiram realizar antigos sonhos.
 
Com a felicidade estampada no rosto, a dona de casa Vera Pereira dos Santos, 35, levou sua filha, Dicla Rebeca, 15, para tirar a Carteira de Trabalho. “Há muito tempo que eu queria levar minha filha para tirar a carteira, que é muito importante para conseguir emprego. O ‘Sergipe de Todos’ facilitou muito a nossa vida”, declara sorridente.
 
Já o agricultor Ricardo Cardoso dos Santos, 31, visitou o estande da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) para receber informações sobre a campanha de vacinação contra a febre aftosa e pegar algumas mudas de fruteiras, que são distribuídas gratuitamente pelo órgão. “Eu acho fantástico este programa. Num só dia, milhares de pessoas são atendidas com os mais variados serviços. Eu já resolvi o meu”, revela.
 
Serviços
 

Ao todo, 45 estandes foram montados na Praça da Matriz. A expectativa é superar o sucesso obtido na edição anterior, realizada há um mês, em Aquidabã, quando 30 mil atendimentos diretos e indiretos foram registrados.
 
Entre os serviços previstos para serem ofertados está a emissão das carteiras de identidade e CPF; o cadastramento para Alfabetização de Jovens e Adultos, inserida no Programa Sergipe Alfabetizado; os serviços de inclusão digital, que compreenderam informações sobre acesso à internet e criação de endereços eletrônicos pessoais; e a orientação da população sobre o consumo de álcool e outras drogas.
 
Outros serviços que irão contemplar crianças e adultos de São Cristóvão são: as ações de saúde bucal, com orientações sobre a prevenção contra a cárie e a entrega de kits de escovação, composto por escova e um creme dental; e a consulta do Bolsa Família e do Cadastro Único, para fazer sua atualização cadastral e se informar sobre as condições necessárias para ter acesso ao programa.
 
Desde que foi concebido, o número total de assistências do projeto, em todas as edições realizadas, se aproxima da marca dos 500 mil. A maior parte desse número foi obtida nas nove edições de 2009, que atingiram 300 mil atendimentos em municípios de diversas regiões de Sergipe. O ‘Sergipe de Todos’ prova, desde a sua primeira edição, ser um programa de responsabilidade social para o povo sergipano, levando  serviços essenciais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.