CONHEÇA NOSSA LOJA!
ARQUIVO MARCELO DÉDA CHAGAS

Composto por inúmeros documentos textuais, Iconográficos, Audiovisuais, Sonoros, Bibliográficos, Cartográficos, Fotográficos e Artefatos o Fundo ApMDC materializa a trajetória social, cultural, política e intelectual de Marcelo Déda (1960/2013). Acesse aqui.

COLEÇĀO FAMÍLIA STUCKERT

Atualmente na quarta geração de fotógrafos, os Stuckert vem há décadas registrando o universo do poder político em Brasília como fotógrafos oficiais de presidentes da república, repórteres fotográficos da imprensa nacional ou por meio da própria agência da família, a Stuckert Press. Nessa coleção vemos os olhares de Roberto, Ricardo e Roberto Filho sobre Marcelo Déda. Clique aqui para acessar.

COLEÇĀO JAIRO ANDRADE

Jairo Andrade é um fotógrafo baiano radicado em Sergipe há mais de 40 anos. Registrou, entre inúmeras paisagens urbanas e humanas, o surgimento do PT em Sergipe e a ascenção da carreira política de Marcelo Déda. Veja aqui a Coleção Jairo Andrade.

INSTRUMENTO DE PESQUISA

Disponibilizamos o acervo do IMD principalmente por meio do software ICA-AtoM, especializado em informações arquivísticas. O AtoM (acrônimo para Access to Memory) é uma plataforma open source de Descrição Arquivística, com base em normativas internacionais produzido pelo Conselho Internacional de Arquivos (International Council on Archives - ICA). O Sistema articula em até cinco níveis de descrição informações sobre todos os documentos que compõem o(s) acervo(s), entre títulos e códigos de referência, dimensões, datas, produtores, históricos, procedências, conteúdo geral, autorias, condições de acesso, entre outros elementos. Além do ICA-AtoM, serão preparados instrumentos de pesquisa como Guia do Arquivo, Catálogos Seletivos e obras genéticas elaboradas a partir dos conjuntos documentais custodiados pelo IMD. Com a finalidade de auxiliar a pesquisa à distância, disponibilizamos um pequeno tutorial para aqueles usuários não habituados à pesquisa com caráter científico. Todos esses instrumentos estão em constante alimentação e revisão. O público, a partir da agora, via web, poderá acompanhar o trabalho da equipe técnica institucional. Veja como pesquisar no ICA-AtoM-IMD, clicando aqui.

PESQUISADORES

 

  • Cadastro de pesquisadores

  • Formulário de solicitação de reprografia

  • Termo de Responsabilidade pelo Uso de Reproduções de Documentos

  • Tabela de serviços e emolumentos

NOSSO PARADIGMA ARQUIVÍSTICO

Preservar a memória não consiste em encapsular as coisas do passado. Nem adorá-las no presente ou lançá-las desconexas para um futuro qualquer. Uma das questões cruciais reside em compreender as qualidades e potencialidades da memória em seus constituintes básicos: a informação, a comunicação e as emoções que suscintam, junto aos esforços operatórios de possuí-la no presente.

Nós acreditamos que a memória deve ser preservada dinamicamente. Que ela é um fator predominante na configuração e vitalidade das sociedades. Que preservar os registros das experiências significativas de indivíduos ou instituições não se justifica por outro tempo que não seja o presente, sempre imediato, sempre adiante, sempre carregado de presença, tanto de passado quanto de futuro.

O Arquivo de Marcelo Déda Chagas não apenas mantém latente sua trajetória, sua cosmovisão, suas experiências significativas e modos de agir enquanto homem, político, governante, militante, pai, poeta, nordestino, cidadão brasileiro que vivenciou o ambiente e os hábitos e costumes de um contexto histórico preciso. A disponibilização à pesquisa (seja científica, cultural ou puro lazer) dos documentos que Marcelo Déda produziu e acumulou em vida, e que registram suas ações, permitirá novas narrativas, diferentes interconexões, novos prolongamentos entre tempos, vivências e idéias. O Arquivo é sempre um fragmento de vida, mas também um fragmento de sutura entre todos nós, interdependente e essencial à sociedade atual e às futuras gerações.

Claudio Teixeira
Diretor de Acervos