CONHEÇA NOSSA LOJA!
A subjetivação de Marcelo Déda

Entre o sacro e o político, a subjetivação de Marcelo Déda é o título da dissertação da mestranda Aldilene Vieira Pinto que será apresentada na Universidade Federal de Sergipe, no Auditório do DCS (antigo auditório de Psicologia), no próximo dia 30 às 10 horas.

Utilizando-se de pesquisa no Arquivo pessoal Marcelo Déda Chagas e com orientação da professora Emília de Rodat de Aguiar Barreto Barros, a monografia realiza a análise discursiva de três pronunciamentos do ex-governador Marcelo Déda: o discurso de posse no governo do Estado (01/01/2007), o diálogo com alunos na solenidade de formatura do Instituto Luciano Barreto Júnior (18/01/2011) e o discurso na Assembleia legislativa na ocasião da sanção da Lei do Proinveste.

Recorrendo sobretudo da Análise do Discurso de orientação francesa, Aldilene estudou “as maneiras de significar, as posições distintas ocupadas pelo nosso sujeito da pesquisa, a formação imaginária, a memória discursiva, o intradiscurso, o interdiscurso; adotamos, assim, um viés da história, por assumirmos os pressupostos teóricos de Foucault, o qual rompe com a perspectiva linear da história, julgando-a como um gesto de interpretação. Nosso objetivo principal é, pois, refletir sobre a subjetivação do ex-governador Marcelo Déda, discutindo, a partir dos pronunciamentos elencados, sobre como tal processo ocorre, considerando os seus laços com a política, a religião, a história. Quanto aos objetivos específicos, procuramos examinar o conceito do termo política, seu surgimento, e a sua tênue relação com a religião.”

Referência:

PINTO, Aldilene Vieira. ENTRE O SACRO E O POLÍTICO, A SUBJETIVAÇÃO DE MARCELO DÉDA. 2018. 130 p. Dissertação (Mestrado) – Curso de Letras, Ppgl, Universidade Federal de Sergipe, Sao Cristóvao, 2018.

Comentários desabilitados