[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenação de Vigilância Sanitária (COVISA) inspecionou na tarde de hoje, 22, o Hospital Governador João Alves Filho (HGJAF) para fazer um levantamento de todo o manejo de resíduos dos serviços de saúde. A inspeção foi uma solicitação do Ministério Público, o qual solicitou, também, um relatório com todas as informações.

Fiscais da gerência de Meio Ambiente percorreram as dependências do hospital para averiguar o armazenamento dos resíduos hospitalares. Diversas irregularidades foram constatadas pelos fiscais. O local mais agravante foi o depósito de lixo comum e lixo hospitalar. O armazenamento do lixo hospitalar estava em local exposto e de fácil acesso.

Os sacos de lixo utilizados são inapropriados e não resistentes, rasgam-se com facilidade e ficam expostos no chão ocasionando um amontoado de material infectante. “Esse material não pode ficar armazenado desta forma. Ele deve está em sacos resistentes e em local isolado e fechado”, afirmou o técnico de vigilância em saúde, Alexandro Xavier Bueno.

As lixeiras de todos os ambientes do hospital desde o pronto-socorro a salas de repouso, estavam sem tampas e sem pedais, ficando expostos podendo ocasionar contaminação. Outro agravante encontrado foi nos banheiros, muitos estavam sem portas nos sanitários e com lixeiras desprotegidas.

Outras inspeções
Além da gerência de meio ambiente, as gerências de alimentos, saneantes, serviço de saúde e farmácia também estarão inspecionando o hospital. Ao final dos trabalhos, um relatório com todo o levantamento da situação encontrada no HGJAF será enviada ao Ministério Público.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.