[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai realizar uma mobilização neste sábado, dia 31, em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, que este ano tem o tema ‘Juventude Livre de Tabaco’. A ação acontecerá nos dois shoppings da capital com os técnicos da Covisa, estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e alunos de algumas escolas estaduais. O trabalho será iniciado às 11h30min no Shopping Jardins e, em seguida, no Shopping Riomar.

De acordo com Antônio Pádua, coordenador Vigilância Sanitária da SES, o objetivo é alertar a população e os empresários dos riscos e doenças que o uso do tabaco causa, principalmente em ambientes fechados. O Ministério da Saúde (MS) lançou esta semana as novas imagens que irão constar nas embalagens do cigarro. 

"A legislação que restringe o uso de cigarro em ambientes coletivos fechados é a lei 9294/96 e até hoje não vem sendo cumprida devidamente em nosso Estado. Até mesmo os shoppings, onde se concentra um grande número de pessoas de várias faixas etárias, são comuns os flagrantes de pessoas fumando sem serem abordadas pelos funcionários", relatou Pádua, acrescentando que várias reuniões e Termos de Ajustamento de Conduta já foram firmados no Ministério Público Estadual para solucionar a questão.

A Coordenação de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (DANT) da SES está apoiando as ações de municípios que vão celebrar o Dia Mundial sem Tabaco.

"O Estado apóia as ações dos municípios durante todo o ano, mas nesta data é importante que se faça um novo alerta", disse Lívia Silva, coordenadora da DANT.

Tratamento de fumantes

O Programa de Abordagem e Tratamento de Fumantes criado pelo Ministério da Saúde garante o acesso do usuário que deseja parar de fumar às unidades de saúde da atenção básica, de média e de alta complexidade, oferecendo o que há de mais eficaz em termos de cessação do tabagismo.

O programa está implantado em Sergipe nos municípios de Aracaju, Arauá, Estância, Capela, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Pedrinhas, Própria, São Cristóvão. A partir de 2008, os municípios de Aquidabã, Barra dos Coqueiros, Itabaiana, Itaporanga D’Ajuda, Maruim, Poço Redondo e Neópolis, foram capacitados pela DANT e entraram para o programa.

Em Sergipe, no ano de 2007 participaram do programa 489 fumantes maiores de 18 anos nas nove cidades. Em Aracaju, participaram do programa 126 fumantes, dos quais 48,33% deixaram de fumar, 17,44% abandonaram o tratamento.

Clique aqui para saber como parar de fumar.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.