[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma das mais tradicionais manifestações da fé cristã em Sergipe, reunindo anualmente milhares de fiéis dos municípios ribeirinhos de Sergipe e até do estado vizinho de Alagoas. Assim podem  ser descritas as homenagens a Bom Jesus dos Navegantes realizadas na cidade de Propriá, culminando com a procissão fluvial que percorre o rio São Francisco, como a realizada neste domingo, 30, que contou com a participação do vice-governador do Estado, Jackson Barreto.

“A festa de Bom Jesus dos Navegantes é uma marca do baixo São Francisco. Este é um acontecimento que já integra o coletivo popular, não apenas como uma reafirmação da fé e da religiosidade desse povo, mas da importância da presença da Igreja Católica e de Bom Jesus dos Navegantes na vida das pessoas e de toda a comunidade. Eu sou um admirador da religiosidade do nosso povo e da fé dessa população”, afirmou o vice governador, que acompanhou o cortejo tanto na embarcação que conduziu a imagem pelas águas do São Francisco, como pelas ruas da cidade.

“O Bom Jesus, sendo dos navegantes ou não, é o grande timoneiro das nossas vidas”, complementou Jackson Barreto. Segundo ele, a presença maciça da população de Propriá e de diversos municípios ribeirinhos, demonstram a força da fé do povo sergipano e, particularmente, do baixo São Francisco, consolidando uma tradição que remonta há gerações. “Essa é uma prova incontestável da fé e, acima de tudo, de esperança de que o Bom Jesus possa sempre conduzir o nosso estado e o nosso povo”, destacou Jackson.

Tradição

Já o bispo da Diocese de Propriá, Dom Mário Rino Sivieri, destacou a manutenção de uma tradição religiosa que já se integrou completamente à cultura popular. “Temos que conservar sempre as coisas boas da nossa terra, onde se mesclam as tradições populares e religiosas. Claro que esta tradição, que nasceu da religiosidade já conta hoje com outros aspectos festivos que também atraem a população, mas como bispo, privilegio a parte espiritual. O lazer e o divertimento também são necessários para dar vazão ao espírito de alegria que é próprio do povo nordestino, mas sem excessos”, avaliou o religioso, contextualizando a programação festiva desenvolvida desde o último dia 22, com diversas apresentações artísticas e shows na cidade.

O Governo do Estado, através dos organismos de segurança, como Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar, também participou dando apoio tanto durante a programação festiva, quanto na realização da procissão fluvial, onde disponibilizou homens e embarcações como lanchas e jet skis para garantir a segurança das embarcações dos banhistas ao longo do estuário do rio.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.