[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

“Em nome do governador do Estado, Marcelo Déda, declaro oficialmente aberta a VI Olimpíada Ambiental de Sergipe. Evento de declaração de amor ao Meio Ambiente e sem dúvida alguma, o maior evento de Educação Ambiental do Estado”. Esse foi o pronunciamento feito pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes Silva, durante solenidade de abertura do evento, a qual ocorreu na manhã desta quinta-feira, 29, no Teatro Tobias Barreto.

Desfilando com as bandeiras de suas respectivas escolas, centenas de alunos, estudantes de escolas e colégios da rede pública, particular e federal do Estado, celebraram ao som do grupo de percussão, Burundanga, e do afinado e animadíssimo Coral da Petrobrás, ao anúncio do primeiro dia para as inscrições da olimpíada.

Em seu discurso, o secretário Genival Nunes, revelou com que a Olimpíada Ambiental, que esse ano tem como temática “Sergipe +20: Rumo ao Desenvolvimento Sustentável”, tem a perspectiva de ser reaplicada em três estados do Brasil. Segundo detalhou, em reunião em Brasília com secretários de Estado, alguns gestores ficaram deslumbrados com a realização do evento, por alcance e conteúdo.

“Por ser uma ação de caráter educativo e ambiental, visa estimular a reflexão dos alunos sobre questões e problemas relacionados ao meio ambiente, tornando mais forte o desejo de aprender, conhecer, pesquisar, investigar e discutir as ações humanas. Permitindo assim, contribuir com a criação de uma nova consciência, voltada ao processo de proteção e preservação”, destacou Genival Nunes a valoração da olimpíada.
Por vários alunos presentes, corpo de docentes, além de diretores de escolas e sociedade sergipana ter contribuído com o projeto ambiental “Reutilize Alegria”, anunciou também que o projeto ambiental da Semarh – a qual diminui impactos ao meio ambiente e faz crianças felizes, por meio da campanha Doe um Brinquedo Novo ou Usado- foi selecionado para exposição no Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, a qual ocorre em Salvador desde ontem, 28.

Site

Com o lançamento da 6ª edição olimpíada, foi aberto também o processo de inscrição ao evento, a qual poderá ser feita por alunos e professores de escolas interessadas em participar. Toda a movimentação da olimpíada, a exemplo de regulamento, modalidade, categoria e premiação, poderá ser acessada via e-mail através do site: www.olimpiadaambiental.se.gov.br

Conforme ocorre todos os anos, todos os alunos serão premiados. Além de troféus e medalhas, a olimpíada, como forma de incentivo às artes produzidas e a conscientização ambiental, oferece a cada ano o prêmio de R$ 500,00 em Caderneta de Poupança para os classificados em 1º lugar de cada modalidade e de cada categoria, e ainda o prêmio de R$ 1.000,00 para a categoria Professor.

Somente no ano passado, a olimpíada bateu o recorde de inscritos. O site registrou exatos 4.231 estudantes inscritos, um acréscimo de 42% com relação ao ano anterior, que obteve a inscrição de 2.977 alunos. O número de instituições de ensino também foi superior aos dos últimos quatro anos, com 285 escolas inscritas entre a capital e o interior do Estado. A expectativa da coordenação da olimpíada para esse ano de 2012 é que o número de inscritos acrescente, em média, 30% à mais que o ano anterior.

Participando mais uma vez da olimpíada na categoria professor, e como instrutor dos alunos para ingresso à olimpíada, o professor de Ciências, das escolas dos municípios de Pedrinhas e Riachão dos Dantas, Mariozan Messias, revelou estar muito entusiasmado com a 6ª edição. “Independente do prêmio, a expectativa é de conseguir, como das outras edições, alcançarmos melhor conscientização dos alunos para um maior desenvolvimento sustentável, conforme mote da olimpíada deste ano”, afirma o professor.

Para o presidente das Escolas Particulares de Sergipe (Fenem), Joaquim Macêdo, a olimpíada representa um cenário que une educação, meio ambiente e família. “Por conceito sobre sustentabilidade e preservação do Meio Ambiente sair das escolas e chegar até as famílias, por meio do que os alunos aprendem e se conscientizam”, opina Joaquim.
Representando a Secretaria de Educação do Estado (Seed), a professora Jaqueline Vasconcelos comemorou a participação dos professores no processo de Educação Ambiental. Segundo explica, a iniciativa parte dos docentes, e são refletidas nas ações desenvolvidas pelos alunos.

A professora Valdinete Paz, representou a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Em sua fala, parabenizou o envolvimento de todos, alunos e professores, de todas as redes de ensino, pela participação ao evento. Que segundo avalia, “é um evento que educa e conscientiza tanto a quem se envolve, quanto a quem aprecia, na promoção de um mundo melhor”.

“Vamos ganhar esse prêmio”, apostam as pequeninas do 4º ano, do ensino fundamental da Escola Fundamental Santa Rita de Correia, Camila Vitória, Milene Regina e Mariana Santos Gues. A escola irá participar pela primeira vez da olimpíada.

Estimulado pela abrangência do evento, Lucas Bispo, do Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela, irá participara também pela primeira vez da olimpíada. “Tem a questão da conscientização e da premiação que é muito boa. Sou bom na produção de Artes e vou caprichar para levar o prêmio na minha categoria”, contou o estudante.

Do Colégio Purificação, as garotas, Maria Eduarda, Aline Moraes e Clarice Vieira disseram já ter participado e apenas levaram medalhas de classificação. Segundo revelaram, “esse ano o nosso trabalho em grupo, de artes, é quem será premiado”, apostam as estudantes do ensino fundamental menor.

A premiação da Vi Olimpíada Ambiental de Sergipe irá ocorrer daqui a três meses, no dia 06 de junho deste ano. Até lá, haverá a seleção dos trabalhos inscritos pelos alunos, e dos projetos desenvolvidos pelos professores.

Participaram da Abertura, os colégios:

Colégio Purificação
Colégio João Alves Filho
Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela
Colégio Municipal Josué Passos ( cidade de Ribeirópolis)
Escola Municipal Abdias de Oliveira ( cidade de Riachão do Dantas)
Escola Municipal Adília Alves Andrade
Colégio Estadual Abdias Bezerra ( cidade de Ribeirópolis)
Colégio Estadual Professor  Joaquim Vieira Sobral
Colégio Terceira Dimensão
Colégio El Shadday
Colégio Bom Pastor
Escola Estadual Professor Francisco Portugal
EMEI Oviedo Teixeira
Escola Estadual 8 de Julho
Escola Municipal Santa Rita de Cássia
Escola Estadual Leite Neto
Colégio Elite
Colégio Master
Centro Educacional Renascer do Espírito
Escola Municipal Pedrinhas
Escola Municipal Dep. Joaldo Barbosa ( cidade de Boquim)
Colégio Americano Batista
Colégio Salesiano
Colégio Estadual João XXIII

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.