CONHEÇA NOSSA LOJA!
Unidades de Saúde da Família incentivam a realização do exame citológico

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do programa Saúde da Mulher, tem como meta incorporar no público feminino a idéia de prevenção e não somente se restringir ao desenvolvimento de ações que visam o tratamento de doenças. Além disso, a SMS vem incentivando a realização de exames preventivos, entre eles os citológicos, fundamentais para a identificação do câncer do colo do útero. O exame de lâmina, popularmente conhecido, pode ser feito em qualquer Unidade de Saúde da Família (USF).

A usuária que apresentar em seu diagnóstico uma lesão de baixo grau, é acompanhada e tratada em qualquer uma das 11 USF que são referência em ginecologia. São elas: Hugo Gurgel, Augusto Franco, Edézio Vieira de Melo, Sinhazinha, Madre Tereza, Osvaldo Leite, Maria do Céu, Francisco Fonseca, Walter Cardoso, Onésimo Pinto e Carlos Fernandes de Melo. Caso as lesões sejam de alto grau, as usuárias serão encaminhadas para o Centro de Referência da Mulher.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer do colo do útero representa 10% de todos os tumores malignos em mulheres, sendo o terceiro tipo de câncer mais comum entre essa população. Apesar de vários estudos nessa área, a ação mais efetiva para o controle da doença continua sendo o rastreamento através do exame preventivo. Por este motivo é importante que toda mulher, especialmente dos 25 aos 59 anos, realize o exame citológico a cada ano.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados