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Último dia da semana temática das Horas de Estudo

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Acontece até hoje, dia 28 de setembro, as palestras da semana temática sobre violência na escola com ênfase para a violência contra criança e adolescente, dentro do cronograma do Programa Horas de Estudo, realizado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Aracaju (Cemarh/PMA), no bairro Siqueira Campos. As palestras sobre o tema foram iniciadas no dia 21 de setembro.

Esta semana, um dos palestrantes foi a ex-secretária da Educação de Aracaju e atual presidente da Aracaju Previdência, Rosangela Santana, que falou sobre o tema “Preconceito étnico-racial e violência institucional”. A conversa teve como objetivo principal sensibilizar e convencer os professores da rede municipal de ensino a construir um novo currículo democrático, do ponto de vista da composição racial.

Além de Rosângela, quem também participou da conversa como palestrante foi o membro da coordenadoria de Projetos Sócio-Educativos da Semed, Florival Souza. Juntos, falaram sobre a possibilidade de mudança curricular dos professores e da historicidade dos negros. A professora Rosângela classificou como violência institucional a questão dos novos currículos desconsiderarem a cultura e a contribuição do povo afro-descendente para a formação da sociedade brasileira.

Outras questões também foram tratadas, como as que envolvem o preconceito étnico-racial, a importância da igualdade social e de direitos do negro perante a sociedade. No processo educacional o foco principal foi voltado para a constatação das estatísticas com relação a inserção dos negros e mulatos em faculdades públicas, onde a percentagem está bem abaixo da estabelecida para as pessoas de pele branca.

“A violência é a negação de um segmento importante da população brasileira dentro do conteúdo da escola. Estamos abordando o currículo como reprodução da desigualdade racial, chamando a atenção para a implantação da democracia curricular dentro do processo educacional”, ressaltou Rosângela Santana.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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