[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A partir de hoje à noite, a Prefeitura de Aracaju estará oferecendo aos foliões uma grande festa carnavalesca na praça de eventos dos mercados municipais. Serão 60 horas de shows organizados pela Funcaju – Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes. A estrutura já está nos retoques finais para o Carnaju 2003, que terá como homenageado o carnavalesco Hilton Lopes. A partir das 22 horas, o prefeito Marcelo Déda estará dando início à folia e passando a chave da cidade para o Rei Momo.
Para garantir a tranqüilidade dos milhares de foliões que deverão comparecer nos cinco dias da festa, a Prefeitura de Aracaju montou uma estrutura que contará com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, Defesa Civil, Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, SMTT – Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito -, Cptran e Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos.
Está definido que garrafas e copos de vidro, assim como talheres de metal não serão permitidos. Os Conselhos Tutelares vão fiscalizar e impedir o trabalho infantil dos catadores de lata. A Polícia Federal vai fazer o controle da área externa da praça de eventos dos mercados para evitar que pessoas portando drogas tenham acesso ao Carnaju.
A SMS está disponibilzando no local equipes do SAMU – Serviço de Atendimento Municipal de Urgência -, da Coordenação de DST/AIDS e da Vigilância Sanitária. O SAMU vai trabalhar com 25 profissionais e cinco ambulâncias, das quais duas serão UTI´s e três viaturas de suporte básico. Os funcionários vão oferecer toda assistência médica necessária das 19 às 6 horas da manhã.
A coordenação de Vigilância Sanitária disponibilizará 10 fiscais, durante todos os dias da festa. Os fiscais vão trabalhar da mesma maneira que no Pré-caju, fiscalizando todo o estado higiênico-sanitário dos produtos alimentícios comercializados.
A segurança interna e dos arredores da festa não foi esquecida. Para garantir que o folião brinque com tranqüilidade estarão presentes na festa 250 policiais militares e 90 guardiões municipais.

Decoração
O local onde será realizado o Carnaju 2003, se transformou num verdadeiro espaço de valorização da cultura sergipana, através da decoração idealizada por Lânia Duarte. Ontem, dia 27, o Rei Momo Silvio e a Rainha do Carnaval Mirtes, acompanhados da presidente da Funcaju, Tânia Soares, e de umas das atrações da festa, o cantor Julinho Porradão, visitaram o espaço do evento.
Os foliões que participarão dos quatro dias de festa carnavalesca irão ver uma diversidade de arranjos contando traços da cultura sergipana. Milhares de fitas plásticas coloridas darão um brilho especial ao evento. O palco e os camarotes ganharam um visual de colcha de retalhos.
“Tudo que faço tento retratar a minha origem nordestina, em especial, a sergipana. Valorizando a cultura, costumes do nosso povo”, explica Lânia Duarte. Ela ressaltou ainda que a decoração do Carnaju 2003 visa demonstrar um pouco da sergipanidade.
Lânia conta que as grandes atrações da decoração serão os dois grandes bonecos que estarão fixados nos obeliscos com os nomes dos três mercados: um inspirado na taieira sergipana e outro no São Gonçalo. Além deles, terão mais três grandes “Manés Gostosos”, representando uma família nordestina.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.