[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

As carretas que trazem os tubos que serão utilizados na adutora do Jabiberi começaram a chegar a Tobias Barreto. O empenho do Governo do Estado em resolver o problema do abastecimento de água do município já está sendo percebido pela população desde as definições discutidas com a população em audiência pública no último dia 14 de agosto.

Estão na cidade oito carretas com, em média, 60 tubos com diâmetro de 400 milímetros cada um. Ao total, quase 60 carretas transportarão de tubos que serão utilizados para a instalação da Adutora do Jabiberi.

A obra está orçada em R$ 11 milhões e contempla a implantação da adutora, do sistema de produção e captação e ainda readequação da estação de tratamento de água, além da substituição parcial da rede de distribuição da cidade. A conclusão das obras e a entrada em operação do sistema Jabiberi vai acontecer no primeiro semestre do próximo ano.

Audiência pública

De forma democrática, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, e técnicos da Deso, junto com a Secretaria de Infra-Estrutura, convocaram entidades representativas da sociedade – promotoria do município, juiz da Comarca e Igreja, entre outras – assim como a população em geral, para uma audiência pública no ginásio do Sesi local.  

Nessa audiência, foram avaliadas uma a uma as alternativas disponíveis, com seus prós e contras, demonstrando tecnicamente as peculiaridades das opções de abastecimento que hoje se resumem ao riacho Capoeira e à barragem Rainha dos Anjos, principalmente, ambos na Bahia, e a ampliação da capacidade de captação, tratamento e distribuição da barragem Jabiberi, situada em Sergipe.

A população e representantes da sociedade civil organizada tiveram a oportunidade de discutir, questionar e debater todas as questões inerentes ao problema com os técnicos do governo. Ao fim da audiência, o projeto Jabiberi foi definido como a alternativa a ser seguida pelo Governo do Estado.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.