[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Desde o dia 27 de fevereiro até o dia 02 de março, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) recebe uma missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para dar início às ações programadas no contrato do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur). A missão do BID, composta por quatro especialistas do banco, tem como objetivo realizar visitas técnicas de análises para cumprimento de uma das etapas de financiamento do Prodetur.

Durante a estada em Sergipe, os representantes da entidade tiveram a oportunidade de visitar todo centro histórico de Aracaju e fizeram um voo de helicóptero até a cidade de Canindé de São Francisco e o litoral Sul do estado. O secretário-adjunto da Setur, José Roberto de Lima, disse que após meses na elaboração dos projetos de Sergipe, a vinda da missão do BID para fazer a avaliação dos documentos técnicos é um grande avanço para o Estado.

“Essa missão é muito importante, pois irá mostrar que o estado está cumprindo com todas as exigências solicitadas pelo banco, a exemplo do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) e a avaliação econômica e ambiental. Este último componente será dirigido à proteção dos recursos naturais e culturais, que constituem a base da atividade turística, além de prevenir e minimizar os impactos ambientais e sociais que os diversos investimentos turísticos possam gerar”, informou. Dentre as ações previstas, estão incluídas a implantação de sistemas de gestão ambiental, as avaliações ambientais estratégicas, estudos de impacto ambiental, entre outros.
Na avaliação do secretário-adjunto as visitas técnicas aos pontos turísticos do Estado estão sendo bastante positivas. “Este contrato é um marco para a interiorização do turismo. Com estes recursos, Sergipe poderá capacitar mão-de-obra, melhorar os acessos, requalificar monumentos, reforçar a comercialização dos destinos e fortalecer as gestões municipais”.

Prodetur

O Prodetur Nacional é uma Linha de Crédito Condicional (CCLIP) do BID e inclui ações nos âmbitos regional, estadual e municipal, tendo por objetivo contribuir para o fortalecimento da política nacional de turismo, bem como consolidar a gestão turística cooperativa e descentralizada, avançando rumo a um modelo de desenvolvimento turístico a partir do qual os investimentos dos governos estaduais e municipais respondam tanto às especificidades próprias como a uma visão integral do turismo no Brasil. O Prodetur/SE prevê investimentos da ordem de U$ 100 milhões em diversos projetos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.