[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Dando continuidade às ações de combate e enfretamento da violência sexual infanto-juvenil, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) promoveu hoje, 29, o “ I Encontro Temático” com a equipe técnica da área de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas e assistentes sociais). O encontro aconteceu na Unidade de Saúde da Família Onésimo Pinto, no Jardim Centenário, com o propósito de proporcionar melhoria do atendimento prestado por parte destes profissionais, às vítimas de violência e abuso sexual cometidos contra crianças e adolescentes.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Combate a Violência Sexual Infanto-juvenil, Claudia Cardoso, estes encontros têm como objetivo sensibilizar as equipes para o trabalho preventivo, como também iniciar uma ação continua na comunidade, envolvendo as famílias e os adolescentes. Durante o encontro, foi exibido o filme “No limite do silêncio”, que se tornou foco de discussão.

Na opinião de Claudia Cardoso, estes encontros são importantes para que a equipe técnica perceba que o papel deles vai além da atribuição especifica da área de formação. Para a dentista Jurema Meneses, que integra a equipe daquela unidade de saúde, a iniciativa da Semasc é maravilhosa. “Estamos convivendo diariamente com pessoas que vivem conflitos cotidianamente e temos que estar atentos para ouvir e ajudar, dando apoio no que for necessário”, diz. A dentista destaca a importância da mensagem passada pelo filme. “O filme retrata o quanto é importante um lar harmonioso, e a influencia no psicológico da criança, que, quando violentada, pode adquirir traumas na infância, que será levada para a vida inteira”.

Os encontros temáticos também se estendem aos agentes comunitários de saúde, que em outra oportunidade também assistirão ao filme “No limite do Silencio”. Também foi o momento para discutir a construção do papel destes agentes junto à comunidade para o enfrentamento da violência praticada contra crianças e adolescentes. Durante o encontro, foram discutidos as questões da identificação dos casos e o encaminhamento da vitima para os locais de atendimento.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.