[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está desenvolvendo palestras educativas e de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs-AIDS), que envolvem trabalhadores no local de atuação. Desta vez, o evento foi dirigido aos empregados do supermercado G Barbosa, da filial do shopping Jardins. A palestra foi realizada nessa quarta-feira, dia 27, às 14 horas, no auditório do shopping.

Essas ações são realizadas desde o início do ano de 2006, pelo Programa de Prevenção às DST/AIDS da SMS. O poder público municipal, nesse programa, conta com a parceria de empresas nos setores comerciário, industrial e da construção civil. “O programa tem a finalidade de promover o acesso do trabalhador aracajuano aos serviços de saúde, ofertados pelo município. Objetiva garantir a esse seguimento ações educativas que possam transmitir as informações sobre a prevenção das DST/AIDS”, explica o técnico do Programa de DSTs/AIDS, Andrei Rosewelt Chagas Lemos.

Na agenda do mês de setembro, as palestras educativas já foram realizadas com os trabalhadores da construtora Cosil e do Makro Supermercados. Também foram realizadas atividades educativas e preventivas à saúde em empresas como a Emsurb, Petrobras, Gontijo.

O Programa Municipal de DST/AIDS foi idealizado a partir da necessidade de encontrar mecanismos de intervenção junto à população trabalhadora. “Especialmente os trabalhadores da indústria e comércio foram considerados como um seguimento populacional de difícil acesso, ao momento em que na sua grande maioria trabalha no horário em que se encontra ofertado os serviços de saúde no nosso município”, justifica Andrei Chagas.

O Programa Municipal de DST/AIDS, com o desenvolvimento do projeto de saúde e prevenção no local de trabalho, está ampliando parcerias com as empresas do comércio e da indústria, por meio de comissões internas de saúde e CIPAS. As atividades são realizadas por meio de reuniões, oficinas, palestras e outras ações educativas. Dentre outros temas, são transmitidos informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento, das Doenças Sexualmente Transmissíveis, proporcionando a esta população um canal aberto com as Unidades Básicas de Saúde.

Das parcerias, o programa conta com o apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC), Serviço Social do Comércio (SESC), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria (SENAI), Empresas do setor comercial, industrial e construção civil (canteiros de obras).

A epidemia do HIV/AIDS constitui hoje um dos principais e maiores problemas da sociedade brasileira. Atinge, em sua maioria, a população que possui pouco ou nenhum nível de informação, constituindo-se em um seguimento vulnerável devido às práticas sexuais sem segurança.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.