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Sistema de gestão financeira encerra fase de implantação em tempo recorde

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Pouco mais de um ano e meio após a entrada em operação do novo sistema de gestão financeira do Estado de Sergipe, o i-Gesp (Sistema integrado de Gestão Pública, em substituição ao antigo Safic), a avaliação feita pelos técnicos da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) é de que o esforço empreendido durante a fase de implantação resultou na consolidação do sistema num tempo muito menor comparado à situações semelhantes em outros Estados da federação.

A avaliação foi realizada na última quinta-feira, na reunião que marcou o encerramento da fase de implantação do projeto. De acordo com os técnicos da Sefaz, enquanto alguns Estados superaram a fase inicial em cerca de quatro anos, o i-Gesp em Sergipe consolidou a plena operacionalização em menos de dois anos. Segundo o coordenador geral do Projeto i-Gesp, Cláudio Luiz da Silva, o empenho e a determinação da equipe constituída foram fundamentais para o sucesso do plano colocado em prática. “O Governo do Estado foi corajoso em decidir pela implantação de um moderno sistema de gestão orçamentário-financeira alinhado aos padrões da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). E a capacidade técnica da equipe que trabalhou para a implantação foi determinante para alcançar o patamar em que o i-Gesp se encontra agora”, avaliou.

Cláudio Luiz explica que o i-Gesp é uma ferramenta de gestão integrada, apoiada nos recursos de TI. Grande parte das atividades de gestão do setor público precisa ser realizada sob o controle legal e também gerencial. Por exemplo, o planejamento e a elaboração orçamentária do Estado contam com mais informações e controle, além de estar integrados ao processo de execução orçamentário-financeira. Este, por sua vez, conta com processos mais consistentes, de acordo com as melhores práticas aplicadas ao controle dos recursos públicos.

Pelo sistema, que é totalmente on-line, é possível armazenar uma gama muito maior de dados sobre as atividades do governo, quantitativa e qualitativamente. Permite um controle ainda mais rígido dos processos de trabalho, com o acompanhamento mais fácil da evolução das informações (despesas executadas). “Por exemplo, as atividades desenvolvidas pelas unidades de planejamento dos órgãos foram ampliadas e suportadas pelo i-Gesp, incluindo a gestão da execução orçamentário-financeira, somando-se àquelas desenvolvidas pelas unidades financeiras, que lidam diretamente com empenho, liquidação e pagamento das despesas”, citou, acrescentando que desta forma as unidades de planejamento podem maximizar os recursos orçamentários e financeiros e adequá-los às demandas, conforme as variações de cenário.

De acordo com Cláudio, o Estado de Sergipe passou a dispor de uma ferramenta que contribui significativamente para o aperfeiçoamento da gestão pública, de forma mais transparente e absolutamente técnica.

O i-Gesp foi oficialmente colocado em operação em junho do ano passado com a abertura do link aos órgãos do governo do Estado para a revisão cadastral dos programas e ações previstos para 2011. Precedendo a operacionalização do sistema, a Sefaz cumpriu um cronograma prévio de capacitações dos técnicos ligados às áreas de administração e finanças com o objetivo prepará-los para os novos conceitos de gestão trazidos pelo i-Gesp. 

Em seguida, a equipe trabalhou na orientação e discussão da elaboração técnica de toda a estrutura orçamentária estadual de 2011 conforme o planejamento inicial dos entes públicos. As fases seguintes foram estabelecidas em cronograma de execução de forma a preparar o i-Gesp para definitivamente, ao final de 2010, substituir integralmente o Safic. Esta fase de transição/migração do Safic para o i-Gesp levou pouco mais de seis meses. No início deste ano, o antigo sistema foi desativado e todo o controle financeiro do Estado passou a ser feito pelo i-Gesp. Em todo este período de implantação, Cláudio Luiz ressaltou que o apoio estrutural do Banese foi importante para que a equipe pudesse desenvolver suas atividades de forma tranquila.

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