[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Sistema de Administração Escolar (SAEMEC) é o novo programa de software que começa a ser implantado este ano pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) nas escolas municipais. A meta do sistema é dinamizar o gerenciamento escolar. Esse projeto desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), incorpora todas as mudanças promovidas no sistema educacional, com a implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

O principal objetivo do sistema é informatizar todos os processos administrativos das escolas, desde as matrículas, montar horários, cadastrar os alunos por turmas, emitir notas de transferências, entre outros. Segundo o coordenador de informática da Semed, José Carlos dos Santos, existe também um outro objetivo mais específico: implantar uma cultura de uso da informática na escola. “Esse é um sistema acadêmico quase que completo, ele administra desde a vida escolar do aluno à parte administrativa da escola”, diz.

Um dos grandes pontos-chave desse sistema é que as escolas poderão racionalizar o processo de matrícula e acompanhar o desempenho dos alunos. Além de enviar relatórios para a Secretaria de Educação sobre o desempenho de cada escola ao longo do período letivo, o sistema permite que ações sejam adotadas para garantir a qualidade e o sucesso do ensino. O SAEMEC também auxilia a escola no processo de compras e realiza a prestação de contas de verbas recebidas.

Informatização da Administração Escolar

Para que esse sistema seja implantado com sucesso em todas as escolas municipais, principal meta da Semed, há duas semanas a Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, vem funcionando como sede de desenvolvimento piloto. Então, a partir dos resultados obtidos nesse processo, com uma noção abrangente de implementação, treinamento de funcionários e acessibilidade dos membros da escola, a secretaria iniciará a informatização administrativa das demais escolas da rede municipal.

“Apesar de ser distribuído gratuitamente pelo MEC, o SAEMEC não disponibiliza treinamento e não vêm com aparato de suporte”, afirma José Carlos dos Santos. “Então, estamos desenvolvendo esse trabalho cautelosamente, com base no manual disponível na Internet. Com isso, selecionamos um funcionário da Semed exclusivamente para o estudo do programa e para a implementação dele nessa primeira escola. Ele será o multiplicador das informações”, explica.

Segundo o estagiário da coordenadoria de Informática e Tecnologia Educacional da Semed (Codintec), Vinícius de Souza Góes, responsável pela implementação do sistema na EMEF Presidente Vargas, a parte operacional e os primeiros processos de cadastramento estão sendo efetuados perfeitamente. “Até agora tudo têm funcionado de forma perfeita. Já utilizamos alguns relatórios dos professores e eles consideraram o processo bem mais dinâmico, adoraram. Só falta o cadastramento dos alunos por turma, que representa o último módulo do sistema acadêmico”, relata. Como parte do trabalho, Vinícius Góes passará seus conhecimentos para os funcionários da escola. “Estou trabalhando com dois funcionários da escola para auxiliá-los em caso de resolução de problemas e também nas soluções de dúvidas. Caso não consiga resolvê-los, entro em contato com a Codintec ou até mesmo com o Mec”, explica.

Na última sexta-feira, dia 20, o coordenador de Informática José Carlos dos Santos, promoveu uma reunião com o Departamento de Ensino (Densi) e alguns representantes do Departamento de Planejamento (Diplan) para apresentar o novo sistema, informar seu funcionamento, e definir algumas diretrizes básicas para que a realização nas escolas siga de forma padronizada.

Dentro de 2 meses, o processo piloto será finalizado. Outra reunião será realizada na Secretaria de Educação, dessa vez com a participação dos coordenadores das escolas municipais que serão atendidos pelo programa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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