[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Departamento de Apoio Educacional (Dase) da Secretaria de Estado da Educação (SEED), realizou uma reunião com diretores escolas de Ensino Médio e com diretores de regionais (DRE`s), sobre II Simuladão da Rede Estadual de Ensino. A reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira, 30, no auditório da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). O encontro está inserido no cronograma de reuniões, que teve início na última terça-feira, 29 e termina manhã, dia 31, contemplando gestores de todas as unidades de ensino e das DRE´s.

O simuladão é uma proposta da Secretaria de Estado da Educação com a finalidade de estimular o aluno a participar do Processo Seletivo Seriado (PSS) 2008, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Durante os encontros foram apresentadas às diretrizes para realização das provas e os novos procedimentos para o cadastramento dos participantes. O coordenador pedagógico do Pré-Universitário, Ideltino Barreto Filho, disse que a proposta das reuniões é divulgar todo o processo do Simuladão, começando pelo período de inscrição até o resultado das provas.

 "O simulado familiariza os alunos do Ensino Médio da rede pública estadual com as inovações do Processo Seletivo Seriado (PSS) 2008, da Universidade Federal de Sergipe (UFS)", disse o coordenador. De acordo com ele, o trabalho é conjunto, tendo como meta aprovar a cada ano um número maior de alunos. "No ano passado, aprovamos mais de 1.200 alunos, entre a UFS e universidades particulares", informou.

Inscrição

O cadastramento dos participantes será efetuado pela diretoria das unidades de ensino, por meio do Programa SIGA, no período de 04 a 17 de agosto, para os alunos que participarão do PSSI, de 18 a 31 de agosto, para o PSS II e de 01 a 14 de setembro, para os estudantes que prestarão as provas para o PSS III.

As provas acontecerão nos dias 24 de setembro, 14 de outubro e 30 de outubro respectivamente. "A expectativa é que tenhamos 60 mil inscritos em todo o estado. No ano passado atingimos 40 mil inscritos", afirmou o coordenador pedagógico.  Ideltino Filho explicou que as provas do Simuladão são elaboradas pela coordenação do Pré-Universitário da SEED, programa do Dase, seguindo os mesmos moldes das provas da UFS.

Opinião

A professora Maria Adelina dos Santos, diretora da Estadual Esperidião Monteiro, em Santo Amaro das Brotas, disse que a reunião foi bastante esclarecedora. "Recebemos informações importantes, que garantirão a participação de nossos alunos nos simuladões", disse a professora.

A técnica pedagógica, Acácia Maria Oliveira Brito, Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral, afirmou que cabe a direção das escolas, incentivarem a participação dos estudantes nos simuladões. "O sucesso dos alunos no vestibular, depende do desempenho deles nas provas realizadas pela SEED", disse Acácia Brito.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.