CONHEÇA NOSSA LOJA!
Sergipe realiza etapa estadual da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na tarde desta quarta-feira, 26, o secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, participou da rodada de discussão da etapa estadual da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (CNDR), realizada no auditório da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento trouxe como principal objetivo fazer um momento de reflexão, avaliação e aprofundamento das discussões sobre desenvolvimento regional no País. Essa discussão está alinhada com as diretrizes de desenvolvimento da nação, assim como com as políticas de desenvolvimento das macrorregiões e dos estados federados.
 
De acordo com o coordenador geral de Planejamento Estratégico da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), Paulo Pitanga do Amparo, o Ministério da Integração Nacional (MI), por meio da SDR, avança no processo de construção de uma nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). “A conferência é um momento importante na formulação dessa nova PNDR. Já houve uma primeira etapa que se iniciou em 2003, agora, nesse momento, se decidiu reexaminar a política e traçar novos rumos. Uma característica importante dessa formulação, dessa nova etapa da política é que ela está sendo participativa, então as conferências estaduais, macroregional e nacional dão concretude a esse esforço do Ministério de conseguir a colaboração da sociedade civil, das entidades de governo, academia, ou seja, os atores representativos interessados na questão do desenvolvimento regional”, afirmou.
 
Com a elaboração participativa de uma nova política regional, o Ministério da Integração Nacional reitera seu compromisso com a retomada plena da questão regional como prioridade do Estado Brasileiro, lançando um olhar detalhado à redução das desigualdades regionais e ao encontro com sua missão institucional: promover a integração nacional, o desenvolvimento sustentável e a superação das desigualdades regionais do País, assegurando inclusão socioeconômica, melhoria da qualidade de vida, proteção civil e segurança hídrica da população.
 
Segundo o secretário da Sedetec, o desenvolvimento regional de Sergipe está sendo realizado de forma consistente e com a inserção de novos empreendimentos produtivos nos diversos setores econômicos e, ainda, com acréscimo de ciência e tecnologia. “A realização desta etapa da conferência nacional do desenvolvimento regional, consolida e amplia o foco de atuação do Estado de Sergipe no seu desenvolvimento econômico, científico e tecnológico”, declarou Saumíneo.
 
Para o superintendente do BNB, Antônio César, as discussões durante as conferências nacionais são extremamente importantes. “Sabemos que dentro dessa nova política nacional, nós temos que combater não só a desigualdade interregional, mas a desigualdade intraregional, ou seja, alguns estados dentro da própria região estão se sobressaindo do ponto de vista econômico social com relação aos demais. Então, quando a gente discute política de desenvolvimento regional, a gente sempre leva em consideração desenvolvimento sustentável evitando o êxodo rural, manter o homem no campo, fazer com o que os negócios deles se tornem sustentáveis para que saiam da informalidade. Tudo isso são diretrizes que acredito que nesta conferência irão trazer bons resultados”, explicou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados