[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Oficina dos Estados do Nordeste para elaboração da Agenda Nacional de Capacitação e Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas- MPE, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, realizada na sede do Sebrae-CE, no dia 25 de abril, em Fortaleza, contou com a contribuição de Sergipe.  Participaram do Comitê de Compras Governamentais, a representante da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae-SE, Carina Santos,  e do representante da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e relator do Comitê de Compras, Márcio Monteiro. O Comitê de Comércio Exterior contou com a participação do gerente Paulo Afonso Souza, do Sebrae-SE.

A Oficina Regional para a elaboração da Agenda Nacional de Desenvolvimento e Competitividade das MPE 2013-2022, buscou reunir sugestões, ideias e propostas tanto dos agentes públicos dos estados e municípios, e de entidades de classe como de representantes da sociedade civil da região. O objetivo é produzir um documento de referência para ações de desenvolvimento das micro e pequenas empresas brasileiras.

“O foco da Oficina de Fortaleza foi de coletar informações preciosas para apontar soluções na elaboração de uma Agenda comprometida com o segmento, abrangendo temas que vão da legislação, tributação, crédito, capacitação, inovação, e até a exportação e desburocratização, exclusivamente direcionados às micro e pequenas empresas. A finalidade dessas informações é de proporcionar ambiente melhor ao desenvolvimento das empresas, garantindo às MPE, maior longevidade e condições mais isonômicas de competitividade para enfrentar os riscos e desafios inerentes a toda atividade empresarial”, explica Márcio Monteiro.

Oficinas iguais já foram realizadas em outras três capitais de outras regiões: Vitória (ES), Manaus (AM) e Goiânia (GO). Depois da reunião de Fortaleza, um último encontro será realizado em Curitiba (PR).  Foram realizadas reuniões estaduais em Tocantins, Maranhão, Rio Grande do Norte, Amapá, Pernambuco e Sergipe. As programação da Agenda Nacional será concluída com a realização das Oficinas da Frente Parlamentar/Sebrae Nacional e da Internacional. A versão final do documento será submetida à consulta pública.

Reunião

A reunião realizada no dia 26 de abril, na sede do Sebrae-CE, teve como finalidade o fortalecimento da atuação dos Fóruns Estaduais, através do alinhamento de suas ações com as do Fórum Permanente (MDIC). Os chamados objetivos específicos referem-se à maior aproximação dos Fóruns Regionais com o Fórum Permanente; alinhamento de temas abordados e ações executadas pelo Fórum Permanente e FR; e o incentivo à disseminação de conhecimentos e boas práticas. “O desafio maior na atuação dos Fóruns Estaduais é a sua concretização como verdadeiros representantes e interlocutores dos interesses das ME e EPP de sua unidade da federação. Compartilhamento de informações, constância de propósitos e comprometimento das partes interessadas resumem a filosofia desse Programa de Fortalecimento”, revela o coordenador de MPE, Fábio Santos, do MDIC.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.