[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), Eliane Aquino, participou nesta quarta, 30, em Brasília, da elaboração do Marco de Assistência das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Undaf, na sigla em inglês), coordenado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é determinar a ação da ONU no Brasil para o período 2012-2015, definindo as prioridades para o desenvolvimento nacional.

Na avaliação da secretária, o encontro trabalhou “de uma forma mais integrada” as instâncias envolvidas, “articulando com o Governo Federal e chamando algumas entidades da sociedade civil”. Como avanço, o sistema deve incorporar a participação dos estados brasileiros. “O que eu acho que poderia ser mais consolidado é a parceria dos governos estaduais, que é o ente que fica no meio, entre o Governo Federal e os governos municipais”, sugeriu Eliane.

Governadores

“Se a gente quer que as políticas aconteçam lá na ponta, lá no município, lá no interior de cada estado, a gente precisa abrir esta discussão com os governos estaduais, já que eles [as Nações Unidas] não têm condições de chamar os mais de 5 mil municípios brasileiros para uma discussão destas. Mas se chamarem os 27 estados, através dos governadores, é possível chegar aos municípios”.

A sugestão de Sergipe foi encampada por um grupo de discussão e será debatida pelas demais instâncias da ONU no Brasil. Esta e outras sugestões serão incorporadas à Análise Conjunta de País (CCA, na sigla em inglês). A partir daí, os organismos que integram as Nações Unidas planejarão sua atuação no Brasil para os próximos quatro anos. A CCA servirá como base para o Undaf, que é o marco de planejamento estratégico das agências da ONU em cada país.

Com base nestas diretrizes, a ONU planejará sua atuação na abordagem de direitos humanos, igualdade de gênero, sustentabilidade ambiental, gerenciamento baseado em resultados e desenvolvimento de capacidades. Durante o evento, a secretária foi assessorada por Ciro Brasil, diretor de Planejamento da Seides.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.