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Para proporcionar atendimento de qualidade às pessoas com deficiência auditiva do estado de Sergipe um importante passo foi dado pelo Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e da Cidadania (SEDHUC). O secretário de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Luiz Eduardo Oliva, foi a Brasília, onde assinou, na última terça, 26, o Termo de Adesão para doação de uma Central de Interpretação de Libras (CIL). O evento contou com a presença da  ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário e do secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira.

Na oportunidade, a secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) entregou 37 Centrais de Interpretação de Libras (CIL) para 24 estados e o Distrito Federal.

Segundo estatísticas do Censo de 2010, em Sergipe, 3.278 pessoas não ouvem nada; 20.108 possuem grande dificuldade; 88.376 têm algum tipo de dificuldade auditiva. Para o secretário dos Direitos Humanos, Luiz Eduardo Oliva, este é um importante passo em prol das pessoas com deficiência do Estado. “As barreiras que as pessoas com deficiência auditiva encontram, são inúmeras, visto que este tipo de deficiência dificulta o diálogo com as pessoas que não apresentam este tipo de deficiência. A Central  facilitará o acesso a serviços primordiais, como marcação de consultas entre outros inúmeros benefícios. As pessoas com deficiência merecem e terão todo o apoio do Governo para exercer sua cidadania”, explica.

Para a  ministra Maria do Rosário, é importante essa cooperação e articulação. “Esse trabalho em parceria é fundamental para superamos as barreiras físicas e de comunicação, assim como acabarmos com a segregação das pessoas com deficiência”, explicou. A ministra citou duas importantes conquistas para as pessoas com deficiência, sendo a primeira delas o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e a regulamentação do exercício da profissão de Tradutor e Intérprete de Libras, pela Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010.

Centrais
 
De acordo com o secretário nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, cada central conta com computadores, serviço de comunicação por imagem e som, equipamento de telefonia e um veículo para atendimento in loco (no local). “A central faz o atendimento virtual, por meio de chat de comunicação, em que o intérprete se comunica com o surdo a distância, e também agenda atendimentos em saúde, como consultas médicas, atendimento jurídico e alguns serviços como o bancário”, explicou.

A expectativa é que todas as 37 centrais estejam em funcionamento em um prazo de 120 dias. “Os estados têm toda a liberdade para fazer arranjos locais com os municípios, com as universidades, para pôr as centrais em funcionamento. O governo federal vai fazer o monitoramento e o acompanhamento dessas ações para ver se, de fato, estão atendendo os objetivos”, completou Antônio.

Para que a CIL funcione de forma adequada, cada estado deverá disponibilizar pessoal habilitado em Libras, espaço físico para colocação do mobiliário, com no mínimo de 40 metros quadrados, materiais de escritório, um motorista, recursos periódicos para manutenção e abastecimento do veículo. Também será exigido uma linha de telefone, aparelhos de telefone móvel ativos, e no mínimo, cinco cadeiras de espera. Para o próximo ano, mais 27 centrais devem ser entregues – uma para cada estado.

“Até julho receberemos os equipamento e teremos quatro meses para instalar e fazer o treinamento dos intérpretes. Ao chegar em Sergipe, daremos o outro passo, que é buscar o local onde funcionará a Central. Ainda este ano as pessoas com deficiência auditiva de Sergipe contarão com uma Central, que dará todo o suporte necessário”, revela o secretário de Estado dos Direitos Humanos, Luiz Eduardo Oliva.

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